Atenas - A Grécia deu início na tarde de ontem (horário de Brasília) aos Jogos Olímpicos de 2004. Simplicidade, a referência aos ícones da civilização grega e a emoção marcaram a abertura do maior evento esportivo do planeta. A delegação brasileira foi a 31 a entrar no estádio Olímpico de Atenas.
No início da cerimônia, os gregos utilizaram as cores da bandeira do país e surpreenderam ao fazer, com perfeição, evoluções em um palco formado por água. Um percussionista tocando um tambor e um garoto em um barco de papel destacaram a apresentação. O jovem carregava uma bandeira da Grécia, que foi entregue posteriormente ao presidente do país, Costis Stephanopoulos. Na sequência, um grupo formado exclusivamente por homens cantou o hino grego.
Após uma apresentação com fogos de artifício, teve início a representação da história do povo grego. Centauro surgiu e atirou uma lança, que se transformou numa figura humana dividida em oito partes, recebeu imagens projetadas. O pedaços caíram então sobre a água, formando um arquipélago.
Atores vestidos com alegorias mostraram os diversos períodos da evolução grega e da civilização ocidental. Na sequência, uma mulher grávida apareceu na água, e raios formando imagens representativas de DNA foram apresentadas, simbolizando o futuro da humanidade.
Pouco antes da entrada das delegações, a bandeira grega foi carregada em volta da pista. O primeiro dos 201 países a desfilar foi Santa Lúcia.
Por volta das 15h45, o velejador Torben Grael surgiu no Estádio Olímpico segurando a bandeira brasileira. As mulheres integrantes da delegação vieram logo após o iatista, seguidas pelos homens. Os trajes contaram com detalhes em formato de ondas, remetendo ao calçadão de Copacabana, no Rio, sede do Pan de 2007.
No túnel do estádio, antes de entrar para o desfile, os brasileiros se aqueceram e se animaram cantando a música ''Sorte Grande'', interpretada originalmente por Ivete Sangalo.
A entrada dos atletas dos Estados Unidos dividiu as cerca de 72 mil pessoas presentes. Parte do público aplaudiu os norte-americanos, enquanto outros preferiram vaiar a delegação. Os 25 iraquianos, que entraram poucos minutos depois, foram ovacionados por todos.
Após a entrada de todas as delegações, um novo show pirotécnico iluminou o local. A cantora islandesa Björk cantou para o público e, logo depois, pelo telão, um astronauta norte-americano e outro russo saudaram o público direto da Estação Espacial Internacional.
Depois de passar por vários atletas, a tocha chegou às mãos do iatista Nicolaus Kaklamanakis, medalha de ouro em Atlanta-1996, que percorreu o centro do gramado, subiu uma escadaria e acendeu a Pira Olímpica o momento mais aguardado da cerimônia.

mockup