Agência Estado
De São Paulo
Após ter provocado um racha no grupo de jogadores, a greve de silêncio no Corinthians acabou ontem, véspera do jogo decisivo contra o Guarani, quando o time pode até perder por dois gols de diferença que estará classificado para as semifinais do Campeonato Brasileiro. Para se classificar à semifinal contra o vencedor de Ponte Preta x São Paulo, o Guarani precisará vencer o Alvinegro por três ou mais gols na terceira e última partida das quartas-de-final, hoje, às 21h40, no Morumbi. A TV Bandeirantes transmitirá o jogo ao vivo.
O técnico corintiano, Oswaldo de Oliveira, assumiu oficialmente a responsabilidade sobre o fim do boicote à imprensa. ‘‘A decisão foi minha’’, disse ele, que desde sexta-feira, tentava, em vão, encerrar o movimento. Na verdade, Oswaldo aproveitou-se da divisão do elenco para tentar retomar o comando sobre o time.
A lei do silêncio, idealizada por Edílson e Vampeta, começou a perder força quando outros líderes do grupo, como Rincón, passaram a contestá-la. ‘‘Tiramos proveito desta situação até quando nos interessou, até quando não havia nenhuma dúvida sobre ela’’, disse Oswaldo. ‘‘É normal que num grupo de 40 pessoas, uns pensem de uma forma e outros, de outra.’
Sobre a possibilidade de ter recuperado o controle sobre os atletas, Oswaldo foi seco. ‘‘Não gosto de advogar em causa própria.’ Para o capitão Rincón, ‘‘só Oswaldo’’ poderia acabar com isso. ‘‘Ele é o comandante do grupo e temos de acatar suas ordens’’, disse o atacante Dinei.
Apesar das manifestações de apoio, Oswaldo ainda terá dificuldades para controlar as vaidades no Corinthians. Edílson e Vampeta continuam evitando a imprensa. ‘‘É um direito individual de cada um deles’’, disse o técnico.
Para não perder o Guarani de vista, Oswaldo resolveu fazer mistério e só vai divulgar a escalação do time momentos antes da partida. Ele não contará com o zagueiro João Carlos, que sentiu ontem uma fisgada na parte posterior da coxa direita. Márcio Costa é o substituto. Luizão, recuperado de contusão, e César Prates e Augusto, que já cumpriram suspensão automática, não tiveram seus retornos confirmados pelo técnico.
O técnico Carlos Alberto Silva quer que o time do Guarani atue como ‘‘atiradores de elite’. ‘‘Não temos o direito de errar; todas as oportunidades deverão ser concretizadas’’, disse o treinador, que ainda não definiu o time. Ele não anunciou os substitutos de André Gomes e Mauro, desfalques esta noite. Ramos e Gílson Batata, respectivamente, deverão ser os escolhidos.

mockup