Atacante de Arapongas é contratada pelo Palmeiras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Larissa Ayumi Sato - Grupo Folha
A atacante Giovana, 18, natural de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), é uma das mais recentes contratações do Palmeiras para as categorias de base do futebol feminino em 2021. A atleta, que ganhou a camisa 10, estreou na última terça-feira (26) no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, no CT (Centro de Treinamento) do Atlético Sorocaba I, em Sorocaba-SP.
Giovana começou a jogar futsal ainda criança e disputou diversos campeonatos escolares. Pela modalidade, passou pelos times de Rolândia e Arapongas antes de migrar para o futebol. Ela tem passagem pelo Foz Cataratas/Coritiba Futebol Feminino e atuou também pela Chapecoense-SC no ano passado.
Um dos treinadores de Giovana durante a adolescência foi Cleber Bassanese, professor de Educação Física. Para ele, ver a atacante chegar ao Palmeiras "é a realização de um sonho, pois desde muito nova ela apresentava muito talento e capacidade para se tornar uma atleta de alto nível. Ela é de muita habilidade e decisiva em frente ao gol. Ela motiva outras meninas a acreditarem que é possível realizar seus sonhos e ela comprova a importância que o esporte escolar tem na iniciação esportiva das crianças".
ESTREIA
Sobre a primeira partida com a camisa alviverde, ela comentou que "É bem difícil não ficar nervosa em uma estreia, principalmente, em um time como o Palmeiras. Porém me preparei bastante para aquele momento", conta. "Na verdade nunca me imaginei fazendo outra coisa que não fosse jogar futebol. Chegar ao Palmeiras significa um passo enorme para minha carreira e a realização de um sonho - não só meu, mas da minha família e amigos", comenta.
A atacante revela o 'ritual' prévio de uma partida: "Antes de todos os jogos, ligo para a minha mãe e converso com ela para me lembrar do propósito de eu estar ali. Ela sempre me acalma e me motiva. Peço sempre a Deus discernimento para poder ir bem na partida, me apego à Ele e faço o que sei de melhor".
Ricardo Belli, técnico do sub-18 e do time principal, vê a contratação com boas expectativas. "A Giovana é uma jogadora com grande potência, muito dedicada e muito focada. Nós da comissão técnica esperamos que essa competição seja de grande valia para o desenvolvimento dela como atleta e para que todas as experiências aqui vivenciadas tragam contribuições importantes para sua carreira nesse processo de formação".
"Meu maior sonho é crescer profissionalmente e, se Deus quiser, um dia, poder vestir a Amarelinha e representar o nosso país no futebol. Jogar na Seleção Brasileira com certeza é um dos meus planos para o futuro", almeja a atleta.