Equipe de Foz do Iguaçu reforça a segurança no ginásio para evitar tumultos verificados no ano passado
Ney de Souza/Arquivo FolhaDESFALQUEPaulo Massami tenta uma ‘bicicleta’ no jogo contra a Amafusa: suspenso, ala não joga hoje pela Asserpi

Alberto Macedo
De Londrina

Começa hoje em Foz do Iguaçu a decisão do Campeonato Paranaense de Futsal da Divisão Especial (Chave Ouro) e, mais uma vez, o título ficará no Oeste do Estado. A partir das 20h30, no ginásio de esportes Costa Cavalvante, a Asserpi (Associação dos Servidores Públicos de Foz do Iguaçu) e o São Miguel do Iguaçu iniciam a disputa pelo título. O time visitante realizou a melhor campanha durante toda a competição e, por isso, joga a segunda partida em casa e, caso seja necessário, a terceira. A arbitragem será catarinense, com Ideraldo Luiz Marcos e João Antônio da Silva.
Apesar da rivalidade – acirrada no ano passado em função da tumultuada decisão entre Cavalca & Verona (atual São Miguel) e Foz Futsal, cuja disputa está até hoje sub-judice – a diretoria da Asserpi não acredita que haverá problemas nos jogos decisivos deste ano. Para o jogo de hoje, foram requisitados cerca 15 a 20 PMs, além de dez integrantes da guarda municipal de Foz, sendo que haverá revista ao público na entrada do ginásio.
São Miguel e Asserpi jogaram duas vezes este ano pela Chave Ouro, com uma vitória para cada lado. No primeiro jogo deu São Miguel por 6 a 1;e no segundo, Asserpi por 6 a 2. Para a partida desta noite, a Asserpi não terá o fixo Tanaka e o ala Paulo Massami, suspensos. ‘‘Nosso elenco é pequeno e vamos ter que trabalhar com o que temos em mãos’’, disse ontem à Folha o técnico Joel de Locco, que deve escalar Rogério, Renê, Antônio Erinilson, Nelson e Adriano.
Já o São Miguel, do treinador Baiano, não contará com o goleiro Vanderlei, também suspenso, e deverá escalar o reserva Émerson. Completam o time Jerry, Flávio, Manta e Luciano.
O jogo desta noite será de vida ou morte para a Asserpi. Por fazer a primeira partida em casa, o time de foz terá que vencer de qualquer maneira, já que os encontros seguintes serão em São Miguel do Iguaçu. Isso acontecendo, a Asserpi irá para os outros confrontos precisando de mais dois empates para ficar com o título. Já o São Miguel jogará por três empates para ser o campeão. Segundo o assessor de imprensa do São Miguel, Carlos Moreira da Silva, mais de 200 torcedores estarão esta noite em Foz do Iguaçu.
Temporada 2000 – A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) enviou ontem ofício aos 32 clubes que disputam as chaves Ouro e Prata (16 cada), pedindo que os mesmos confirmem presenças na próxima temporada até o próximo dia 30. ‘‘Quem não fizer sua confirmação dentro do prazo, ficará de fora dos campeonatos’’, disse Jorge Kudri, presidente da entidade.
O que levou a FPFS a tomar esta atitude, segundo Jorge Kudri, ‘‘é o interesse de um grande número de clubes em participar dos campeonatos no ano que vem’’. Para o dirigente, ‘‘na fila, esperando por uma brecha tanto na Ouro quanto na Bronze, estão mais de 15 equipes.’