São Paulo - Chegou a hora de fazer contas na Copa dos Campeões. A uma rodada do fim da primeira fase, dois clubes, Flamengo e Palmeiras, estão praticamente garantidos nas quartas-de-final. Segundo o matemático Tristão Garcia,o Palmeiras, com 96% de chances, só não se classificaria se perdesse por três gols de diferença para o Atlético-MG e se, além disso, no jogo Bahia e Vasco, houvesse um vencedor.
Como o primeiro critério de desempate do torneio é o saldo de gols e o segundo é o número de gols marcados, o Corinthians pode obter uma das duas vagas do Grupo A com um empate diante do Fluminense. Todas as equipes da chave têm 2 pontos (saldo 0) e o time do Parque São Jorge leva a vantagem de ter feito dois gols, mais que todos os outros times. Empatando, o Corinthians torce pela vitória de qualquer um dos times no jogo Náutico x Paysandu, ou por uma igualdade com o menor número de gols possível.
O São Caetano pega amanhã o líder Flamengo, em Fortaleza. Se vencer, está nas quartas. Se empatar, torce por um empate ou uma derrota do Goiás contra o Atlético-PR.
A situação do São Paulo é a mais complicada. Para a equipe do treinador Oswaldo de Oliveira conseguir chegar à próxima fase, será necessário vencer por pelo menos três gols de diferença o Grêmio. Assim, os são-paulinos se igualariam no saldo de gols aos baianos (1 gol), mas os ultrapassariam com o maior número de gols marcados.
Dos 16 times que disputam a Copa dos Campeões, matematicamente todos vão para a terceira rodada com chances de se classificar. As possibilidades de Atlético-MG (13%) e Atlético-PR (11%) são as mais remotas.