Londrina, 26 (AE) - Um simples empate contra o Uruguai na última rodada do Grupo B põe a Argentina no quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico. Depois de vencer a Bolívia por 2 a 0, na rodada de ontem, a equipe ficou em situação privilegiada em relação ao Peru, que é o seu concorrente à segunda vaga da chave. As partidas de terça-feira ainda colocaram o Uruguai como o primeiro time classificado do torneio, enquanto Bolívia e Paraguai juntaram-se ao Equador entre as equipes eliminadas.
A Argentina chega à última rodada com ampla vantagem sobre o Peru. A diferença entre as duas equipes é de três pontos. O saldo de gols, primeiro critério de desempate, também é favorável aos argentinos, que têm quatro gols contra um negativo dos peruanos. Dessa forma, para classificar-se, o Peru precisa derrotar a Bolívia por quatro gols de diferença e torcer para o Uruguai bater a Argentina por um gol.
No entanto, assim como a seleção brasileira, a Argentina não tem agradado aos torcedores de seu país. Apesar da vitória, que praticamente garantiu o time na próxima fase, as críticas sobre o fraco rendimento dos jogadores persistem. Contra a Bolívia, o time sofreu e só marcou os gols no segundo tempo. Romeo abriu o placar, aos 20 minutos, e Riquelme completou, de pênalti, a um minuto do fim do jogo.
De acordo com o "Clarín", principal jornal do país, o time irritou com a falta de precisão e com a lentidão. O "La Nación" destacou que a atuação cautelosa, depois da expulsão do zagueiro Alessandria, ajudou os bolivianos.
Com 100% de aproveitamento, o Uruguai não mostrou muita técnica até o momento, de acordo com o jornal "El Observador", de Montevidéu. Mas a solidez do esquema tático do técnico Víctor Púa transforma o time, que atua de forma prática, inteligente e ofensiva.
O sucesso da equipe deve-se a uma base que começou a ser formada no Mundial de Juniores, em 1997, quando o time foi vice-campeão. Depois de chegar às semifinais no Mundial de 1999, os uruguaios aproveitaram as boas campanhas para utilizar os jogadores na Copa América.

mockup