Argentina já pensa em 2010
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de junho de 2006
Agência O Globo 
Leipzig - A Copa da Alemanha nem terminou e a Argentina já está de olho no próximo Mundial, que acontecerá em 2010, na África do Sul. A lista dos 23 jogadores convocados pelo técnico José Pekerman tem nada menos do que 10 jogadores que terão menos de 30 anos daqui a quatro, sendo que o maior expoente é Lionel Messi, que ontem completa 19 anos.
Profundo conhecedor das seleções de base da Argentina, Pekerman nunca escondeu que perefere trabalhar com jovens. Para o Mundial da Alemanha, preferiu deixar de fora veteranos consagrados como Verón, Zanetti e Samuel e apostou em jogadores como Palacio (24 anos), Burdisso (25), Maxi Rodríguez (25), Coloccini (24), Mascherano (22), Lucho Gonzalez (25) e Ustari, o terceiro goleiro que tem 19. Isso sem contar, evidentemente, com os já consagrados Messi, Tevez (22) e Saviola (24).
A jóia mais rara é Messi, que vem recebendo tratamento especial na seleção. A jovem revelação do Barcelona veio para a Alemanha para ser titular, mas uma contusão que o deixou quase 90 dias sem jogar alteraram um pouco os planos da comissão técnica. Tudo bem, em 2010, Messi terá apenas 23 anos. ''Ele é um jogador especial. Está a caminho de se tornar o maior do mundo'', já disse Aimar, que tem 26 e já é um veterano na seleção.
Tevez é outro que certamente terá vida longa na seleção. Aos 22 anos, já atuou 22 vezes pela seleção principal e foi o destaque da equipe campeã olímpica invicta em 2004, na Grécia.
Lucho Gonzalez, com 29 partidas pela seleção, Coloccini, com 25 e Saviola, com 32 também deverão constituir a base da equipe que lutará nas Eliminatórias para classificar a Argentina para a Copa de 2010.
Pekerman se sente tão à vontade trabalhando com os juniores que neste ano ele repetiu a fórmula que usou na Copa 2002, quando era coordenador de seleções da Associação de Futebo Argentina (AFA). No Japão, ele levou junto com o time principal a equipe Sub-20 para servir de sparring no treinamentos.
Os coletivos realizados até agora na Alemanha, invariavelmente sem a presença da imprensa, foram sempre contra a seleção Sub-20. Para Pekerman, os garotos têm a oportunidade de sentir o que é disputar uma Copa do Mundo pela Argentina. Quando disputarem uma para valer, já saberão o que vão encontrar. Há quatro anos, o volante Mascherano, hoje no Coritnhians, integrava o grupo que treinou no Japão contra a seleção dirigida por Marcelo Bielsa.
No Pré-Olimpico do Chile, no qual o Brasil de Robinho e Diego decepcionou e acabou fora dos Jogos Olímpicos de 2004, a seleção argentina, que acabou campeã, treinou contra a equipe Sub-17. Do atual grupo que disputa a Copa, Messi e Ustari foram campeões do mundo Sub-20, ano passado, na Holanda.
Pekerman sempre planta agora para colher depois.


