São Paulo, 03 (AE) - O Palmeiras finalmente contratou um xerife para sua zaga: Argel, ex-jogador do Santos, que estava há sete meses no Porto, de Portugal, é o terceiro reforço do Alviverde neste início de temporada. Depois de trazer Índio, do Juventude de Caxias do Sul, e Basílio, que estava no Coritiba, o clube paulista, por meio da Parmalat, comprou o passe de Argel por US$ 3 milhões, que deverá comandar a defesa do Palmeiras. O Alviverde cederá por empréstimo de um ano ao Porto o volante Paulo Assunção. O jogador só se apresentará ao clube português em agosto.
O próximo reforço do Palmeiras deverá mesmo ser o meia Robert, atualmente no Atlético-MG, cujo passe pertence ao Grêmio. O passe de Robert deverá ser emprestado de graça para o Palmeiras. "Vamos assumir a responsabilidade do contrato que ele havia assinado com o Atlético", disse hoje o diretor de Esportes da multinacional, Paulo Angioni. O dirigente afirmou que a empresa e o Palmeiras estão ainda atrás da contratação de um atacante, para completar a lista de reforços pedidos pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
Angioni pretende definir todas as contratações até quinta-feira, por causa das inscrições dos atletas na primeira fase da Taça Libertadores da América. O Palmeiras estreará na competição sul-americana dia 15 contra o The Stronguest, da Bolívia.
Argel, de 25 anos, chegou hoje pela manhã a São Paulo, depois de acertar sua saída do Porto, clube no qual estava na reserva. Após fazer exames médicos, já por conta do Palmeiras, o zagueiro
que é gaúcho, viajou para Porto Alegre para rever a família e aguardar a ordem para se apresentar, como reforço do Alviverde, o que deverá ocorrer na segunda-feira. O Palmeiras e a Parmalat ainda estão acertando os detalhes finais da transferência do atleta.
"Ele ainda não assinou contrato com o Palmeiras, disse Angioni, que hoje ainda não quis anunciar oficialmente o jogador como reforço do Alviverde. "Mas entre os reforços solicitados pelo treinador, o Argel era a prioridade", ressaltou o dirigente. O zagueiro deverá ocupar a vaga deixada por Júnior Baiano, que se transferiu para o Vasco em dezembro, no início da reformulação do elenco do Palmeiras.
Quanto ao Robert, Angioni disse que as negociações para a transferência do jogador estão sendo tratadas com o Grêmio, e com o empresário do atleta, Gilmar Veloz, o mesmo que trata dos interesses de Argel. O Atlético-MG já concordou em rescindir o contrato do meia, se o Palmeiras realmente fechar a negociação com o clube gaúcho.
Rio-São Paulo - Enquanto os dirigentes acertam as contratações
Scolari tenta definir a equipe para enfrentar o Vasco, sábado, às 16 horas, no Palestra Itália. No treino de hoje à tarde, o treinador testou novamente o esquema que deu certo no segundo tempo da partida contra o Fluminense, vencida pelo clube paulista por 6 a 2. Scolari manteve o volante Rogério na lateral-direita, Índio na vaga e o ataque com Euller, Pena e Basílio. O colombiano Asprilla treinou no meio-de-campo. Roque Júnior e Jackson treinaram entre os reservas, mas ainda, segundo os médicos do clube, não têm condição de enfrentar o time carioca.