Araújo muda esquema tático
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de abril de 1999
Ed Carlos Rocha 
Para tentar a vitória nesta tarde, o técnico Márcio Araújo vai escalar um time diferente em relação ao que perdeu na terça-feira. O treinador sacou Valdeir, Marlon e Ageu para montar um sistema de jogo que, segundo ele, é mais forte na marcação e mais criativo ao mesmo tempo. Vamos marcar mais, mas também teremos mais qualidade para armar e concluir jogadas, afirma o treinador.
Nei Santos, Adílson e Fernando serão os zagueiros. Reginaldo Vital vai ocupar a ala direita no lugar de Wilson, que está suspenso. Na esquerda, Everaldo vai ficar com a vaga de Ageu e também vai atuar como ala, tendo que evitar os avanços do lateral do Grêmio.
No meio-de-campo, Hélcio e ômerson serão os meias com características mais defensivas. Carlos Alberto Dias e Lúcio Flávio serão os responsáveis pela criação das jogadas. Os dois se revezarão nas subidas ao ataque com Fernando Diniz, escalado para jogar mais a frente com o objetivo de forçar os zagueiros do time gaúcho a ficarem mais recuados.
O esquema de Márcio Araújo agradou aos jogadores, que afirmaram ver um time mais forte. Treinamos bem durante a semana e o time demonstrou muita pegada e boa criação de jogadas. Estamos conscientes do que o Márcio quer e vamos aplicar isso em busca da vitória, disse o meia Émerson.
Para Fernando Diniz, o Paraná vai ser mais ofensivo tanto pelas laterais como pelo meio. É um tipo de sistema em que há muita movimentação de todos e isso vai facilitar o toque de bola por todos os lados do campo e facilitar a chegada na área do adversário.
Se o Paraná quer se armar para marcar mais o mesmo vai acontecer com o adversário. O técnico gremista, Celso Roth, não esconde que sua equipe vai enfrentar o Paraná usando o contra-ataque como principal arma para tentar a vitória e o título da Copa Sul.
O treinador já definiu o time com uma formação mais defensiva esperando pelos avanços do Paraná Clube. Macedo e Agnaldo deverão jogar abertos na frente para explorar os contra-ataques. É um tipo de jogada que temos que usar porque a situação nos favorece, disse o treinador.
Durante a semana, o treinador e os jogadores demonstraram tanquilidade com a situação do time gaúcho em função da primeira vitória. Isto porque, a situação do tricolor gaúcho ficou parecida com as de jogos na Copa do Brasil, na qual o clube sempre é um dos favoritos por saber explorar o fato de jogar uma em casa e outra fora no mata-mata.


