Arapongas e LEC fazem 'decisão' pela Série D
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de março de 2012
Thiago Mossini <br> Reportagem Local 
A rodada é a de número quatro do returno do Campeonato Paranaense, mas o clima é de final para Arapongas e Londrina. Isso porque ambos sabem que quem bobear hoje no dérbi regional, que será disputado no Estádio José Chiappin, às 16 horas, pode ver a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ficar mais distante.
O Arapongas tem vantagem nesta briga particular. Na soma dos dois turnos, o time alviverde soma 26 pontos, contra 22 do Tubarão. A diferença pode cair para um ponto em caso de vitória alviceleste. Por outro lado, um triunfo dos donos da casa faz a vantagem araponguense subir a sete pontos, o que daria uma tranquilidade e tanto ao time. Os dois enxergam à frente o Cianorte, que tem 30 pontos e vai a Paranaguá pegar o Rio Branco. No retrovisor vem o Toledo com 21 pontos e que encara o Operário, em Ponta Grossa.
O Londrina, líder do returno com 9 pontos, vem embalado na competição. Venceu seus últimos quatro jogos e não levou gols nos três passados. Já o Arapongas é o quarto do returno e vem de derrota por 2 a 0 para o vice-lanterna Paranavaí.
Os dois treinadores adotaram estratégias diferentes para o confronto de seis pontos. Enquanto Darío Pereyra manteve os treinamentos abertos à imprensa, inclusive a londrinense, Cláudio Tencati fez mistério e abriu as atividades do LEC apenas na terça, quando somente os reservas treinaram, e ontem, quando o time fez apenas um recreativo.
O que o treinador alviceleste quis esconder é a provável escalação do meia uruguaio Mathías Cardaccio. O jogador enfim teve a situação regularizada, está em condições de jogo e deve ser a arma alviceleste para derrubar o Arapongas. Resta saber quem deixa o time para a entrada do gringo, dono de uma habilidade peculiar. Thiago Santos, que reclamou de dores musculares durante a semana, e Silvinho disputam a vaga ao lado de Mathías na armação.
O Londrina terá outras três alterações, mas estas por conta de suspensão. Os zagueiros Fernando e Elson e o volante Serginho Paulista receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Corinthians, domingo passado, e estão fora do duelo. Rogério, Gilvan e Bruno são os respectivos substitutos.
Na lateral-direita, o capitão Ayrton está de volta. Ele deu lugar ao garoto Maicon contra o Timãozinho porque estava suspenso. Ayrton prevê uma batalha esta tarde em Arapongas. ''Vai ser uma 'guerra' e temos que estar preparados. Vai ser difícil, mas temos condições de ir buscar a vitória e temos que estar com esse pensamento'', afirmou o jogador.
Do outro lado, o clima não é diferente. ''Tem a rivalidade e tem a Série D. É um jogo decisivo por ser reta final do campeonato. Faltam oito jogos e não podemos perder pontos agora'', comentou o atacante araponguense Tiago Adan.
Darío Pereyra tem apenas um desfalque para o duelo. O zagueiro Douglas foi expulso em Paranavaí e cumprirá suspensão. Em seu lugar, entra Neto Gaúcho. O treinador tinha a dúvida por questões físicas sobre o aproveitamento do volante Edmilson, do meia Edu Amparo e do lateral-esquerdo Edinho, mas os três treinaram no decorrer da semana e estão aptos a enfrentar o Tubarão.
EM ARAPONGAS
Arapongas
Victor; Maycon, Raul, Neto Gaúcho e Edinho; Alexandre, Edmilson, Marcos Tora e Edu Amparo; Léo Itaperuna e Tiago Adan. Técnico: Darío Pereyra
Londrina
Danilo; Ayrton, Gilvan, Rogério e Wendell; Sílvio, Bruno, Mathías e Silvinho (Thiago Santos); Arthur e Alexandre. Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Adriano Milczvski
Estádio: José Chiappin
Horário: 16 horas


