Aquela velha máxima que diz que em time que está ganhando não se mexe é levada ao pé da letra no Arapongas. Surpresa positiva da elite do futebol estadual nos últimos dois anos, o alviverde não mudou sua fórmula de trabalho para 2013. Manteve boa parte da comissão técnica e uma base de jogadores que já conhece o clube para partir em busca do bicampeonato do interior e da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro novamente.
Mas não é "só isso". No ano que vem, o Arapongas vai disputar também a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. E não quer ser apenas figurante. "É uma temporada muito importante para nós. Temos como grande objetivo fazer uma boa campanha no Paranaense, mas o grupo que está sendo montado tem condições de fazer uma boa participação na Copa do Brasil", disse o experiente técnico Zezito, ontem, durante as avaliações físicas na UEL, em Londrina.
Alguns dos destaques da equipe na campanha do título do interior foram mantidos no elenco, como o zagueiro Douglas, o lateral direito Maicon, o volante Luis Mário e os meias Edu Amparo e Rafael Mineiro. Isso sem contar o volante Edmilson, que encerrou a carreira no Arapongas e é o auxiliar do técnico Zezito.
"A diretoria está fazendo um bom trabalho. Manteve boa parte da base do ano passado e trouxe jogadores à altura para substituir quem saiu", comentou o zagueiro Douglas, capitão da equipe no estadual do ano passado e que vai para sua terceira temporada no clube.
O jogador admite uma responsabilidade maior do Arapongas em relação aos concorrentes pela campanha feita neste ano. "Isso é uma coisa natural, a gente sabe que já existe até uma certa rivalidade com o Londrina e o Cianorte, mas tem o lado positivo também, os adversários respeitam mais", afirma o defensor.
A lista de remanescentes ainda pode aumentar. O clube tenta junto ao Atlético o retorno do centroavante Tiago Adan, artilheiro da equipe no estadual deste ano. "Ele disse que quer voltar, mas o Atlético quer emprestá-lo para algum clube do interior de São Paulo", contou Douglas, que é amigo do atacante.
As boas campanhas nos últimos anos também têm atraído jogadores ao Arapongas. Considerado um dos principais reforços do clube para a próxima temporada, o meia Adhemar Xavier viu o clube como a vitrine ideal para sua volta ao Brasil após oito anos no futebol europeu. "É um clube com uma boa estrutura. Espero primeiramente ajudar o Arapongas com seus objetivos e também abrir portas no mercado brasileiro", afirmou o atleta, que é natural de Arapongas e se formou na Junior Team.

mockup