'Aqui é a meca do futebol', diz Memphis Depay sobre o Brasil
Atacante holandês deu sua primeira entrevista, nesta quinta-feira, como jogador do Corinthians
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Atacante holandês deu sua primeira entrevista, nesta quinta-feira, como jogador do Corinthians
Lucas Bombana - Folhapress
São Paulo - Em sua primeira entrevista a jornalistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (12) no auditório da Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo, o atacante holandês Memphis Depay procurou exaltar o nível do futebol praticado no país e citou os ex-atacantes Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho entre os jogadores que mais o inspiraram na juventude.
Ele disse também estar ansioso para fazer sua estreia pelo clube, mas preferiu não definir uma data. Afirmou ainda ter ficado impressionado com a energia da torcida corintiana ao acompanhar a vitória na véspera contra o Juventude pela Copa do Brasil.
"Acho que precisamos reconhecer de onde é que vem o futebol autêntico, muitas estrelas do mundo do futebol vem do Brasil", afirmou Depay, que respondeu em inglês a perguntas de uma plateia com mais de cem jornalistas.
"Aqui é a meca do futebol. O jogo bonito está aqui. As crianças da Europa sempre buscam jogadores do Brasil", acrescentou ele, que vai usar a camisa 94 na Copa do Brasil e a 7 na Sul-Americana.
"Vocês contribuíram para o futebol no mundo inteiro. Inspiraram pessoas no mundo inteiro", afirmou Depay, que disse que vai fazer aulas de português para conseguir se conectar melhor com os companheiros de equipe.
O jogador citou o ex-atacante Ronaldo, que, assim como ele, também atuou no PSV, da Holanda, e no Barcelona, da Espanha, como uma das grandes referências que tem no futebol brasileiro.
"O Ronaldo me inspirou muito", afirmou Depay. Ele disse ainda que a faixa característica que costuma usar na cabeça teve como inspiração Ronaldinho Gaúcho, que também brilhou pelo Barcelona.
Apresentado à torcida no gramado do estádio do Corinthians na noite de quarta-feira (11) antes do duelo contra o Juventude, o holandês disse ter ficado impressionado com o entusiasmo e a paixão demonstrados pelos aficionados pelo alvinegro.
"Noites como a de ontem demonstram que a equipe tem habilidade para lutar, que é um time de lutadores", disse ele. "Vendo a torcida, vi o que significa jogar pelo Corinthians, senti a energia."
Depay deve fazer seu primeiro treinamento no CT Joaquim Grava na tarde desta quinta-feira. Ele fez sua última partida pelas semifinais da Eurocopa há dois meses, quando a Holanda foi eliminada pela Inglaterra.
"O mais importante nesse momento é entrar em campo o mais rápido possível e ser feliz, porque quando estou feliz, jogo meu melhor futebol", disse o holandês, que afirmou estar ciente do momento difícil atravessado pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro e que será o trabalho no dia a dia que fará a equipe sair da atual situação em que se encontra.
Ele disse que é um jogador que pode atuar em diferentes posições, mais recuado no meio de campo ou como atacante de referência à frente. "Vocês nunca vão me ver 90 minutos com dois defensores na marcação, esperando a bola."
Depay afirmou também que coletou informações a respeito da liga brasileira com Neymar e que espera que o treinador da Holanda, Roland Koeman, também se aprofunde sobre o futebol praticado no país quando for preparar a convocação da seleção para os próximos compromissos da equipe.
Koeman declarou recentemente que Steven Bergwijn, que trocou o Ajax pelo saudita Al Ittihad, deve perder espaço na seleção holandesa por ter ido atuar em uma liga de menor expressão do que as europeias.
"O treinador vai descobrir que [o futebol brasileiro] é bastante competitivo", afirmou o holandês, que assinou com o Corinthians até julho de 2026. O clube havia informado inicialmente que o contrato iria até dezembro de 2026 e corrigiu a informação nesta quinta-feira.