A Apuel/Sercomtel/Londrina volta a quadra hoje, a partir das 18 horas, em Casa Branca, no interior de São Paulo, para enfrentar o Leitor/Casa Branca pela 10ª rodada do Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Os dois times correm atrás da reabilitação, pois perderam na última rodada. A Apuel foi derrotada no Rio, pelo Flamengo, por 110 a 104, enquanto o Casa Branca perdeu para a Unisanta, de Santos por 101 a 94.
A delegação londrinense deixou o Rio ontem pela manhã, seguindo para o local do jogo de hoje. O treinador Enio Vecchi que deixou a quadra do ginásio de esportes do Tijuca, irritado com o comportamento do time, espera um melhor resultado hoje. Diante da equipe carioca, a Apuel teve um bom início, mas não soube manter a vantagem e acabou a sua quinta partida na competição. Enio comanda um treino de reconhecimento no ginásio de esportes de Casa Branca, hoje cedo. O ala Márcio, que foi o cestinha contra o Flamengo com 30 pontos, está confirmado para hoje, ele que sentiu uma pequena contusão no braço no fim do jogo de sexta-feira.
Para o jogo de hoje o treinador Enio Vecchi espera que o time não se ‘desestruture’ como aconteceu nos minutos finais diante do Flamengo. Segundo Enio, ‘‘o time dominou durante 37 minutos, vencendo 3 tempos, mas acabou cedendo no momento decisivo’. Enio disse que faltou um pouco de experiência ao time. ‘‘Isto, só com o tempo’’, frisou. Fora o jogo de hoje fica também a expectativa com a chegada do pivô norte-americano Winfred Walton, destaque da segunda divisão norte-americana e que deve chegar hoje à noite em Londrina. A apresentação do atleta à imprensa será amanhã cedo.
Já o adversário do Londrina promete recuperação hoje, apesar do baixo investimento mensal: R$ 25 mil. O time até patrocínio conseguiu na base da paixão. O time foi salvo pelo ‘baixinho’, de um metro e meio, Paulo Roberto Tavares da Silva, proprietário da Leitor, empresa de recortes. Casabranquense de nascimento, decidiu apoiar o amigo-técnico Marco Antônio Aga na manutenção do esporte na cidade de 26 mil habitantes, que tem no basquete sua principal paixão.
Aga explica que a Paixão impulsiona tudo - do time principal à manutenção do projeto da Associação Casabranquense de Cultura Physica do Esporte (ACCPE), que tem 800 crianças em 13 escolinhas. Té, que é vereador e jogador, de 33 anos, afirma que ‘‘as escolinhas são a parte mais importante’’ em uma cidade em que todos jogam basquete, desde sempre. Observou que a seleção brasileira que ganhou a medalha de bronze nos Jogos de Londres, em 1948, já tinha um casabranquense, Alberto Marson.
Hoje-Mais cinco partidas estão previstas para hoje com destaque para os confrontos entre cariocas e paulistas: no ginásio do Tijuca, Fluminense x Hebraica/Blue Life, às 19 horas, com transmissão vivo do Sportv; no ginásio Panela de Pressão, Bauru/Tilibra/Copimax x Vasco da Gama, às 18 horas; e, no ginásio do Botafogo, o clube alvinegro enfrenta o COC/Ribeirão Preto, às 11 horas.
Os outros jogos de hoje são os seguintes: em Goiânia, 18 horas, Universo/Ajax x Ipiranga/Badesc; e em Santos, 18 horas, Unisanta x Marathon/Franca.