O paracanoísta londrinense Igor Tofalini já traçou as suas metas para os dois próximos anos: buscar uma vaga nas Paraolímpiadas de Paris, em 2024, e voltar da capital francesa com uma medalha inédita.

Um dos principais atletas do mundo em paracanoagem de velocidade, Tofalini retornou a Londrina na última semana com duas medalhas de ouro, conquistadas no Canadá. Primeiro foi bicampeão mundial na categoria VL2 200 metros, conduzindo uma canoa havaiana. E depois garantiu o ouro no Pan-Americano. As duas competições foram disputadas na cidade de Halifax.

"Eu fiz três meses muito bons de treinos no centro de treinamentos da Confederação Brasileira em Ilha Cumprida. E coloquei como meta repetir na competição o desempenho dos treinos e deu certo. De qualquer forma, voltar com os dois títulos me surpreendeu", revelou o londrinense, que havia sido campeão mundial pela primeira em 2018, em Portugal.

Nas duas conquistas, Tofalini fez dobradinha brasileira no pódio com Fernando Rufino, medalha de ouro na Paraolimpíada de Tóquio e um dos grandes nomes da modalidade. "Treinamos juntos e fizemos bons duelos na água. Então tinha uma referência muito boa em razão desta disputa e isso me deu muita confiança", ressaltou. "Foi muito marcante para mim esta dobradinha e mostra a força da paracanoagem brasileira. É um orgulho enorme para mim poder representar o Brasil".

O Brasil terminou em terceiro lugar no Mundial de Paracanoagem, com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, ficando atrás de Inglaterra e Ucrânia.

PASSAPORTE

Com o título mundial, Igor Tofalini já tem vaga garantida no Mundial do ano que vem, que é classificatório para as Paraolimpíadas. O objetivo é já garantir o passaporte para Paris em 2023 e ganhar tempo de preparação para os Jogos. Os cinco primeiros colocados do Mundial garantem vaga para os jogos da França. Nos Jogos do Rio, em 2016, o londrinense chegou até as semifinais.

"Acabei ganhando quase tudo que era possível até aqui e é um sonho de todo atleta colocar no peito uma medalha olímpica. Este passa a ser o meu principal objetivo a partir de agora e a dedicação será total para isso", apontou.

Igor Tofalini é atleta da equipe de Londrina, que treina no Iate Clube. O time londrinense tem 11 atletas e é comandada pelo técnico Gelson Moreira, além do preparador físico Vitor Loni. Outro londrinense presente no Mundial do Canadá foi Giovane Vieira de Paula, que foi sétimo colocado na categoria VL3 200 metros.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link