Após rebaixamento, Palmeiras reencontra torcida
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de janeiro de 2003
Agência Estado 
São Paulo - O Palmeiras 2003 será apresentado hoje, às 17 horas, à torcida, que está tão desconfiada como no ano passado. Sem estrelas e com contratações modestas, o time estréia no Campeonato Paulista contra o Mogi Mirim, no Palestra Itália, com a obrigação de vitória. O confronto marca o reencontro da equipe com seus torcedores depois do rebaixamento para a Série B do Brasileiro.
Os jogadores pedem o apoio dos palmeirenses, mas sabem que protestos poderão ocorrer. O grupo e o técnico Jair Picerni, no entanto, deverão ser poupados, mas o presidente Mustafá Contursi dificilmente escapará das manifestações. Principalmente depois de ter trazido Carlos Castro, Dênis, Everaldo e companhia, quando todos esperavam alguns atletas de ponta para ajudar a resgatar o prestígio da equipe.
Depois de mais de três semanas de trabalho, Picerni começa a impor sua linha de trabalho. Já ganhou o respeito do elenco e, com a promessa de futebol ofensivo, espera, também, conquistar o torcedor. O palmeirense verá, hoje, dois laterais avançando bastante para o ataque e volantes que não se restringem à marcação. Por outro lado, a equipe deverá oferecer o contra-ataque ao Mogi.
A comissão técnica aposta no talento do meia Pedrinho, que espera, enfim, ter uma boa seqüência de jogos. Sob recomendação do psiquiatra Antônio Hélio Guerra, passou a tomar antidepressivos e, hoje, está recuperado. Picerni já avisou que o meia terá total liberdade para armar as jogadas e arriscar chutes a gol, sem a preocupação de marcar.
Além do retorno de Magrão e Claudecir, que estavam no São Caetano, o Palmeiras terá algumas caras novas. Na defesa, o zagueiro Índio e o lateral-esquerdo Everaldo estréiam em jogos oficiais. Adãozinho deve ficar no banco. E o jovem Pedro, de 21 anos, vai ganhar uma chance na lateral-direita.
No gol, a boa surpresa deve ser a presença de Marcos, que esnobou a possibilidade de jogar no poderoso Arsenal, da Inglaterra. É certo que ficará no Brasil até junho.
A maior novidade do Mogi Mirim para a disputa do Campeonato Paulista não entrará em campo nesta temporada. O técnico Luis Carlos Winck, de apenas 39 anos, vai comandar a equipe.
Para esse Estadual, a diretoria manteve alguns jogadores da campanha mediana da equipe no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado. O goleiro Marcelo Galvão, o lateral Joel e os meias Zé Luís e Alessandro continuam como titulares.


