Dois anos após disputar seu último jogo de mata-mata na Champions League, Neymar, 28, voltará a disputar um jogo eliminatório da competição europeia. Nesta terça-feira (18), o Paris Saint-Germain (FRA) enfrenta o Borussia Dortmund (ALE), na Alemanha, às 17h, no jogo de ida das oitavas de final.

Diante dos alemães, o camisa 10 terá uma oportunidade de enfim ser decisivo para o PSG na Champions. O título da competição é o principal objetivo desde que o clube foi adquirido pelo Qatar Sports Investments, grupo liderado pelo empresário qatariano Nasser Al-Khelaifi, em 2011.

Para isso, inclusive, contratou Neymar por 222 milhões de euros (R$ 1 bilhão em valores atuais) em agosto de 2017, até hoje a contratação mais cara da história do futebol.

A última vez que o brasileiro atuou pela equipe parisiense em uma partida de mata-mata foi na edição 2017/2018 do torneio, quando o PSG perdeu para o Real Madrid (ESP) no Santiago Bernabéu por 3 a 1, pelo duelo de ida das oitavas.

No jogo de volta, já sem Neymar, que sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito, o clube foi derrotado no Parque dos Príncipes por 2 a 1 e se despediu da Champions.

Na edição seguinte, o PSG caiu pela segunda vez consecutiva nas oitavas de final. Dessa vez, com uma fratura no quinto metatarso do mesmo pé, Neymar não disputou nenhum dos dois jogos contra o Manchester United (ING).

No duelo de ida, em Manchester, os parisienses pareciam ter encaminhado a classificação com o triunfo por 2 a 0. Na França, porém, perderam por 3 a 1 e deram adeus ao sonho de conquistar o principal torneio de clubes do mundo.

Dois dias antes da eliminação, o atacante estava no Rio de Janeiro curtindo o Carnaval na Sapucaí. Na véspera do confronto com os ingleses, o jornal francês L'Equipe publicou texto no qual afirmou que a lesão "forçou Neymar a parar de driblar nos campos, mas não pôde impedi-lo de dançar no Brasil".

Neymar não joga desde 1º de fevereiro, quando o PSG goleou o Montpellier por 5 a 0 pelo Francês. Na partida, o brasileiro discutiu com o árbitro devido a um cartão amarelo recebido após tentar dar um chapéu. Uma queda o deixou com dores nas costelas, o que o tirou de ação desde então.

Apesar da preocupação com o jogador, o técnico da equipe parisiense, Tomas Tuchel, confirmou a presença do atacante em Dortmund. "Neymar certamente jogará. E isso muda muita coisa. Para mim, para Mbappé e para o resto de seus companheiros", disse o alemão, ex-treinador do Dortmund, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16).

"Ele [Neymar] tem a capacidade de produzir coisas decisivas. Traz mais confiança e criatividade ao time", completou.

Na atual temporada, o camisa 10 ficou fora de 14 jogos do time francês por lesão. Na Champions, perdeu outros dois por questões disciplinares -foi suspenso pela Uefa por criticar nas redes sociais a arbitragem do jogo contra o Manchester United, na edição anterior da competição.

O jogador fez apenas duas partidas até momento pelo campeonato continental, contra Real Madrid (ESP) e Galatasaray (TUR), válidas pela fase de grupos. Ele marcou um gol e deu duas assistências na goleada de 5 a 0 sobre os turcos.

Na liga francesa, tem 13 gols e 6 assistências em 14 apresentações. O PSG lidera o Francês com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Olympique, e busca seu terceiro título consecutivo.

Mas Neymar sabe que uma nova conquista nacional não irá recuperar o carinho do torcedor do PSG, que iniciou a temporada o xingando e pedindo sua saída. Ele é acusado por parte da torcida de forçar uma transferência para o Barcelona (ESP). O Real Madrid também entrou na disputa pelo atleta no ano passado.

A relação com os torcedores tem sido mais amigável recentemente, sem cânticos ofensivos direcionados a Neymar e com alguns aplausos. O caminho para a reconciliação definitiva, contudo, passa por uma inédita conquista da Champions League pelo clube da capital francesa.

BORUSSIA DORTMUND X PARIS SAINT-GERMAIN

17h (de Brasília), em Dortmund

Transmissão: TNT e Facebook do E. Interativo