Disputada em dois dias, a 29ª edição das 500 Milhas de Londrina terminou na tarde deste domingo (24) no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Programada inicialmente para ser disputada no sábado, a prova precisou ser interrompida, em razão do temporal que atingiu Londrina na tarde do dia 23 e com isso a parte final da corrida ocorreu no domingo.

Imagem ilustrativa da imagem Após disputa em dois dias, quinteto de Londrina vence 500 Milhas
| Foto: Claudio Kolobziej

A vitória de uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro foi do quinteto londrinense formado por Leandro Totti, Maycon Tumiate, Sérgio Carlesso, João Vilela e Leonardo Yoshii. A equipe completou as 263 voltas da prova com o tempo de 6h29min36s.

A dupla Jair Bana/Duda Bana, que havia largado na pole position, terminou na segunda colocação. O pódio foi completado com Edras/Juarez/Esdras Soares, Sérgio Martinez e Luiz Abbad e pelo trio Rafael Kasai/Otávio Carmacio/Ricardo Savio. No total, 19 equipes participaram da corrida.

.

Após 1h40 da largada no sábado, a prova foi interrompida em razão da forte chuva que atingiu a cidade à tarde. A corrida ficou paralisada por duas horas e voltou com a presença do Pace Car, mas logo foi paralisada novamente por falta de segurança.

Em razão das condições da pista, pilotos, promotores e direção de prova decidiram suspender a corrida e retomar a prova na manhã de domingo. Sem chuva, as 500 Milhas recomeçaram por volta das 9h40 e o terminaram após às 14h.

"Tentamos andar no sábado, mas estava muito perigoso, com muito vento e sem visibilidade. Mas no domingo deu tudo certo e conseguimos fechar com um grande final", ressaltou Beto Borghesi, um dos coordenadores da prova.

As 500 Milhas de Londrina não foram realizadas em 2020, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Paralelamente às 500 Milhas ocorreu a 37ª edição dos 500 KM de São Paulo, também vencida pelo quinteto londrinense.

"Estavam sem datas para realizar os 500 KM de São Paulo e acabamos convidando eles para fazermos juntos. E acabou sendo muito bom. Agora já começamos a planejar a 30ª edição e esperamos ter uma participação maior, com mais pilotos e equipes", frisou Borghesi.