Apolo Theodoro
Os últimos resultados e uma rápida olhada na campanha das equipes que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro de 2009 é suficiente para afirmar que, doa a quem doa, ninguém merece ser campeão do Brasileirão.
Por que não merece? Ora, campeão tem pinta, não deixa dúvidas, é o melhor e, cá pra nós, deixando de lado o fanatismo, o campeão deste ano não será o melhor time do campeonato, apenas o menos ruim. E, de menos ruim, como de bem intencionado, o mundo e o inferno estão cheios.
Campeão que é campeão não faz como o São Paulo que, na hora da onça beber água, final de campeonato, perde para o Botafogo que é um dos últimos colocados. Perder um jogo desses numa hora dessas, isso lá é postura de quem quer ser campeão?
E o Flamengo, num Maracanã lotado, já sabendo da derrota do São Paulo, não ganhar do Goiás que nada aspira, a não ser um bichinho extra pra engordar o Natal - time que joga assim merece o título de campeão? Qual é, Mengão!
Do Palmeiras, então, o que falar depois que Obina e Maurício perderem a estribeira e saíram no tapa no jogo da última quarta-feira? Uma retrospectiva da campanha dos seis primeiros colocados mostra quão oscilante tem sido seus desempenhos.
Veja o São Paulo, o atual líder: começou mal com Muricy, trocou de técnico, trouxe Ricardo Gomes e o time, após alguns tropeços, engrenou; parecia que ninguém segurava o tricolor até voltar a perder, subir de novo e agora, no final, briga por mais um título nacional, mesmo não jogando bem para tal.
Como o time do Juvenal, o Flamengo também iniciou mal: Cuca caiu, assumiu o interino Andrade, que entrou bem e, de um jogo pro outro, danou a perder até no Maracanã. Aí, após sucessivos fracassos, volta novamente a ganhar, embala e, na hora que começa a rir, apanha do Barueri e empata com o Goiás, times que estão bem atrás!
Já o Palmeiras começou bem com o interino Jorginho, continuou ganhando com Muricy, disparou na liderença e, quando já dava pinta de campeão, eis que o Verdão amarelou, amoleceu e caiu, já está na quarta colocação. Ainda com chance de ser campeão, o Palmeiras, a exemplo de São Paulo, Flamengo e de todas as demais equipes, não merece tal galardão.
E o que falar do Inter, do Atlético e do Cruzeiro? O primeiro, com aquele fantástico gol de Newmar no primeiro turno, driblando toda a defesa do Corinthians, pôs fogo no campeonato com jeito que ia disparar na ponta. Fogo de palha, o time apagou e, aos trancos e barrancos, conseguiu chegar no G4, mas, como os anteriores, também não tem pinta de campeão.
O Atlético foi outro time enganador. Assumiu a ponta da tabela num dado momento, Diego Tardeli enfiando todas pra dentro, mas, pra delírio na Toca da Raposa, foram minguando os tentos e a liderança fugiu feito vento. A derrota em casa para o Internacional no último domingo tirou toda a sua ilusão, definitivamente não é coisa de campeão.
E o Cruzeiro? Cambaleou o campeonato inteiro e, quando todo mundo achava que já estava morto, ressurgiu das cinzas para, rápido feito uma raposa, disparar rumo ao topo da tabela. Aí, quando tava quase lá, perde para o lanterna, Fluminense, no Mineirão, um papelão e, não contente, empata com Grêmio e Atlético Paranaense nas duas últimas rodadas, que mancada, coisa também inimaginável para um campeão.
Mas, se ninguém merece o título; se nem São Paulo, nem Flamengo, Internacional e Palmeiras têm pinta de campeão, isso não é para lastimar, é pra comemorar; não é ruim, pelo contrário, é muito bom, uma maravilha, não tem aquela chatice de um time disparar na frente e nunca mais ser alcançado. É este perde/ganha que mexe e assanha a galera, um dia na ponta, fazendo gol até de canela, no outro tomando uma trivela e caindo pela tabela.
Foi essa alternância de posições que mexeu, como há muito não se via igual, com as emoções das mais variadas torcidas neste Nacional, com uns brigando pra ser campeão e outros pra não cair pra série B, a temida segunda divisão.
Aliás, por falar em série B, já pensou se Coritiba e Atlético Parananense, na última rodada da competição, depender um do outro pra não cair pra segunda divisão? Com os dois a apenas dois pontos da zona de rebaixamento, não é impossível isso ocorrer e, se ocorrer, que será que vai acontecer? Esta, caro torcedor, não quero nem ver, ou melhor, vou pagar pra ver.





