Aconteceu neste fim de semana a tradicional regata Volta da Ilha da Cotinga, valendo pela 4ª Etapa do Circuito Paranaense de Vela Oceânica, em Paranaguá. O evento, organizado pela Flotilha Paranaense de Vela Oceânica e apoiado pela Sailling International Cia de Velas e do Iate Clube de Paranaguá, contou com a inscrição de 75 iatistas distribuídos em 19 veleiros em disputa pelas categorias cruzeiro e regata.
A Volta da Ilha da Cotinga confirmou, mais uma vez, a tradição de ser um campeonato difícil e extremamente cansativo. Coincidentemente, ao longo dos anos, em todas as edições desta regata, as condições climáticas e de navegação sempre deixaram a desejar. A chuva, os enormes intervalos de calmarias – sem vento, e as fortes correntezas originadas pela grande variação de maré, com 2 metros de diferença, exigiram muita técnica e paciência dos velejadores. Os barcos, em várias ocasiões, foram empurrados centenas de metros para trás, o que retardou em 6 horas o término da prova.
Os organizadores da regata deram a largada às 12h20 e estimavam que o trajeto de 13 milhas náuticas (24 km) fosse vencido em 3 ou 4 horas. Dos 19 barcos inscritos, apenas a tripulação do veleiro Sexta-Feira de 31 pés – formada pelos velejadores Marlus Doria, Rogéria, Rogerio Alves, Crespo, Anderson, Paulo e Arsênio – conseguiu completar a prova com o tempo de 9h38min. A desistência dos veleiros começou no final de tarde, devido a instabilidade do vento e do tempo.
SERVIÇO - Em Curitiba, o Centro de Desenvolvimento de Vela – Sailling International – oferecerá a partir de junho cursos de vela, equipamentos náuticos e barcos. Mais informações: 0xx41-263-1647/262-2258.

mockup