ANJOS DA GUARDA - Jovens ganham uma nova oportunidade
Um projeto social desenvolvido na zona sul de Londrina vem mudando a vida de crianças e adolescentes. Chamado de "Anjos da Guarda", o projeto nasceu no começo do ano passado, por iniciativa do professor de educação física e dono de uma academia na região, Ismael de Pinho Nogueira.
Ele foi criado na região e viu muitos jovens se perderem no meio do caminho. Diante disso, o professor, um apaixonado pelo jiu-jítsu, viu no projeto uma forma de retribuir à sociedade o que já conquistou por ali. "O grande problema é que eles não têm referência alguma de disciplina, do que querem ser na vida, sem projeto para o futuro; e com o jiu-jítsu eles começaram a entender isso. Às vezes, o papel que falta no lar, a gente procura passar. Tratamos todo mundo como uma família mesmo", frisa o coordenador do projeto.
Um dos alunos é o garoto Luiz Felipe Domingues Ferreira, de 15 anos. Ele não imaginava que o jiu-jítsu seria responsável por uma mudança radical em sua vida. Foi graças a arte marcial que ele conseguiu afastar-se das más companhias e dar um novo rumo ao seu futuro.
"Eu estudava de manhã e à tarde ficava na rua, sem fazer nada, vendo um monte de coisa errada", relembra o garoto, que mora no Conjunto Saltinho, na zona sul de Londrina. "Comecei (jiu-jítsu) para passar o tempo e não parei mais. Depois que entrei não sobrou mais tempo para ficar na rua fazendo coisa errada, fiquei mais responsável, mais disciplinado e até mais contente. É um esporte que pode mudar a vida de qualquer um", relata o lutador, que ano passado foi campeão paranaense da categoria infantojuvenil.
- Segundo alguns historiadores o jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas, sem o uso de força e armas. Popularizou-se no Japão
- Sua origem etimológica deriva de discípulo. Além de significar, em sentido acadêmico, matéria, também é utilizada para indicar, em educação, a disposição dos alunos de seguir os ensinamentos e as regras de comportamento
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





