Andre Sá é o melhor tenista brasileiro na Corrida dos Campeões
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de julho de 2002
Agência Folha 
São Paulo - Os desempenhos de André Sá e Flávio Saretta nas quadras de grama em Wimbledon fizeram o Brasil repetir seu melhor resultado no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A lista divulgada ontem pela entidade que dirige o tênis masculino apontou que o país conta com quatro representantes entre os 70 mais bem colocados.
De acordo com dados da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), somente uma vez, no ano do advento do ranking, em 1973, o país emplacou quatro atletas entre os 70 primeiros.
Ao alcançar as quartas-de-final do mais tradicional torneio do tênis, Sá deu um salto de 26 posições no ranking e chegou à 64 colocação, a melhor de sua carreira.
Mineiro de Belo Horizonte, Sá, 25, nunca havia conseguido passar da segunda rodada em dez Grand Slams disputados.
Ao ficar entre os oito melhores de Wimbledon, ele se igualou a Armando Vieira (quadrifinalista em 1951), Thomas Koch (1967) e Gustavo Kuerten (1999), únicos brasileiros a atingirem essa fase no torneio na chave masculina.
Além de chegar ao posto de segundo melhor tenista do país, Sá também lidera, entre os brasileiros, a Corrida dos Campeões, listagem que leva em consideração somente os resultados da temporada, com 86 pontos.
Já Saretta, 22, em sua primeira participação em Wimbledon, caiu na terceira rodada, justamente diante de Sá, subiu dois postos e ontem apareceu na 69 posição, também seu melhor resultado.
Em suas duas primeiras participações no torneio, Guga não conseguiu passar da primeira rodada.
Além do tricampeão de Roland Garros, que ocupa a 14 colocação, o outro brasileiro que está entre os 70 melhores é Fernando Meligeni (65º).
Guga conseguiu subir duas posições no ranking mesmo sem jogar em Wimbledon preferiu ficar treinando em Santa Catarina.
Meligeni perde Fernando Meligeni não conseguiu passar da primeira rodada do ATP de Gstaad, na Suíça. Fininho foi eliminado ontem pelo espanhol Alex Corretja, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. O ATP de Gstaad é disputado em quadras de saibro e distribui US$ 600 mil em premiação. O campeão leva 40 pontos na Corrida dos Campeões.


