BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - Em franca ascensão no Campeonato Brasileiro, o América-MG, décimo colocado, já aparece como líder do segundo turno da competição, ao lado do Atlético-MG, na primeira posição da tabela.

Em cinco jogos no returno, ambos somaram 11 de 15 pontos disputados cada, com 73,3% de aproveitamento —os americanos só ficam atrás dos atleticanos no saldo de gols no período (6 a 5 para os alvinegros).

Após flertar com o Z-4, o América tem feito campanha de recuperação e já registra invencibilidade de sete jogos. Na última rodada, aplicou duro golpe no Palmeiras, terceiro colocado no Brasileiro e atual finalista da Copa Libertadores.

Antes, o América já havia arrancado pontos preciosos de equipes que também estão no topo da tabela, como Flamengo e Corinthians, em empates por 1 a 1.

No período invicto, o time de Vagner Mancini ainda empatou sem gols com o São Paulo em pleno Morumbi, venceu o Athlético-PR, finalista da Copa Sul-Ameicana, bateu o Cuiabá fora de casa e também o Ceará, todas essas vitórias por 2 a 0.

A última derrota do América aconteceu em 23 de agosto, quando perdeu por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino, na Arena Independência, na 17ª rodada. A equipe alviverde defende sua invencibilidade agora contra o Juventude, às 21h deste sábado (9).

"A gente vive um bom momento, porque está todo mundo dando as mãos, lutando junto, não só dentro das partidas, mas ao longo da semana. Posso falar de boca cheia que temos um elenco comprometido, e isso faz a diferença dentro de campo", analisou Mancini.

O desafio do América agora, segundo o treinador, é conter a empolgação e se mantém focado no objetivo de permanecer na elite do Brasileiro.

"A gente ainda não se dá o direito de sonhar com algo mais. O primeiro objetivo é a permanência na Série A, não vou nunca fugir disso. É óbvio que, quando você vence partidas e adversários fortes, gera euforia, mas a gente que vive o dia a dia do futebol não pode entrar nessa."

Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Horário: 21h (de Brasília) deste sábado (9)

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Transmissão: Premiere

mockup