Janaina Tupan Frare
De Londrina
Especial para a Folha
O ambulante Vanderlei Massaneiro, 38 anos, não perdeu tempo. Enquanto muitos esperavam pelo credenciamento para começar a venda de seus produtos, ele montou um varal com camisas da Seleção Brasileira, na Avenida Madre Leonia Milito, na zona sul da cidade.
Na esperança de ganhar um bom dinheiro, ele colocou até o filho Cirilo, de 12 anos, para ajudá-lo. Juntos, já venderam cerca de 40 camisas. ‘‘Montei o meu varal com antecedência para que as pessoas memorizem onde estou e voltem quando quiserem comprar’’, explica Massaneiro.
Nos dias de jogo da Seleção Brasileira, Vanderlei mudará o ponto para o Estádio do Café. Mas entre um jogo e outro, ele continuará na avenida do Parque Guanabara.
Experiente em vendas, Vanderlei Massaneiro viaja atrás de finais de campeonatos. Na decisão da Taça Libertadores da América do ano passado, montou um varal no Parque Antárctica, em São Paulo, onde vendeu 600 camisas do Palmeiras. Agora, por causa da Seleção, espera vender 800, o que lhe dará um lucro de aproximadamente R$ 3.000,00.