Enquanto a Fórmula Indy corre neste fim de semana em Detroit, a Indy Racing League (IRL), que só utiliza circuitos ovais, realiza a sexta etapa em Pike’s Peak, pista de uma milha (1,609 metros) localizada no montanhoso Estado do Colorado, nos Estados Unidos. O circuito fica a 1.600 metros de altitude e, por isso, os carros desenvolverão velocidades menores do que em outras pistas similares (mas que estão mais próximas do nível do mar), porque, com o ar rarefeito, os motores aspirados perdem potência.
Essa ‘‘particularidade’’ torna os pilotos que utilizaram motores Infiniti, da Nissan – como Eddie Cheever e Robbie Buhl á–, favoritos. ‘‘Como nossos motores são aspirados, perdem potência na altitude. Mas os Infiniti perdem menos porque têm menor compressão’’, explicou Aírton Daré, da equipe XTreme. O brasileiro corre com motor Oldsmobile, que desenvolve cerca de 650 cavalos e calcula em 10% a redução de potência em Pike’s Peak.
O outro brasileiro na IRL, Felipe Giaffone, da Treadway, também tem motivos para estar otimista: ele chegou em segundo no Texas e seu desempenho tem impressionado críticos e donos de equipe.
Sam Hornish Jr. lidera o campeonato com 187 pontos. O chileno Eliseo Salazar tem 157, o norte-americano Scott Sharp, 147, e Giaffone vem em quarto, com 140. Daré está em 12º na classificação, com 84.
O grid será definido hoje. A corrida, amanhã, em 200 voltas, tem início previsto para as 17 horas. Não há previsão de transmissão pela TV para o Brasil.

mockup