SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Ainda nos preparativos para o GP do Canadá, os pilotos da F1 foram à pista neste sábado (18) para a terceira sessão de treinos livres do circuito Gilles-Villeneuve.

Sob chuva intensa, Fernando Alonso fez o melhor tempo do dia, 1min33s836. A liderança alternou entre o piloto da Alpine e o também experiente Sebastian Vettel durante a maior parte da prova. Entretanto, Pierre Gasly, da AlphaTauri, galgou a segunda posição, deixando Vettel com a terceira melhor marca.

Pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Sérgio Perez optaram por cronometrar as voltas a apenas cinco minutos do fim do treino. Verstappen, que liderou os treinos livres de sexta-feira (17) e é o líder do campeonato, terminou o terceiro deles em 9º.

Lewis Hamilton vem enfrentando problemas com o carro da Mercedes. Neste último treino, ficou em 15º. George Russell, seu companheiro de equipe, conseguiu um resultado mais satisfatório ao alcançar a sexta melhor marca.

A Ferrari decidiu trocar o motor de Charles Leclerc -que já apresentava problemas nos últimos treinos. O piloto vai largar em último na corrida de domingo (19). O monegasco foi o único que ameaçou a liderança de Verstappen no segundo treino de sábado, ficando apenas 80 milésimos de segundo atrás do atleta da Red Bull.

A chuva que tomou conta do último treino livre desta tarde não deve se repetir no domingo, durante a corrida. É o que diz a previsão do tempo para a cidade canadense. Ainda neste sábado, os pilotos retornam à pista às 17h para o treino classificatório, que define o grid de largada.

*

ONDE ASSISTIR AO GP DO CANADÁ (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

Sábado (18) -17h - Classificação (Band, Bandsports e F1TV)

Domingo (19) 15h - Corrida (Band e F1TV).