Alex critica CBF por excesso de jogos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Raphael Marchiori <br> <br> Folhapress 
São Paulo - A decisão da CBF de incluir, a partir de 2013, os times brasileiros que disputarem a Libertadores na Copa do Brasil parece não ter sido bem digerida por alguns atletas. O meia corintiano Alex, por exemplo, criticou a entidade que dirige o futebol brasileiro.
''O desgaste é absurdo. A CBF quer colocar os clubes da Libertadores na Copa do Brasil. Ao invés de diminuir (os jogos), quer aumentar'', disse o paranaense Alex, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.
O meia ainda afirmou que a decisão da CBF prejudicará financeiramente os clubes que jogarem as duas competições. ''Essa decisão aumenta os gastos do clube porque você precisa qualificar muito o elenco, e (o desgaste) é desumano e insuportável. Além disso, se você perde um jogo, não importa se é titular ou reserva, a cobrança será a mesma'', declarou.
Já para 2012, o Corinthians contratou seis reforços e tem nove atacantes em seu elenco. O discurso da diretoria é de montar, pelo menos, dois times fortes para encarar a maratona de jogos. Com mais partidas no próximo ano, o elenco corintiano pode inchar ainda mais.
A mudança no calendário do futebol brasileiro, anunciada pela CBF em dezembro do ano passado, colocará os clubes que disputam a Libertadores diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil. A partir do ano que vem, a competição nacional terá 86 clubes em vez de 64 e será disputada de março a novembro.
A medida começou a ser estudada logo após a queda do Corinthians na primeira fase da competição continental, a chamada pré-Libertadores. O vexame contra o Tolima, da Colômbia, deixou o time alvinegro com apenas uma competição no primeiro semestre de 2011, o Campeonato Paulista.
Além disso, o futuro diretor de seleções da CBF e presidente licenciado do Corinthians, Andres Sanchez, anunciou que pretende abrir uma janela durante o calendário do futebol brasileiro para que os clubes possam excursionar pela Europa. A medida do ex-corintiano deve enforcar ainda o calendário do futebol do País.


