Alessandro Zanardi se recupera, mas ainda fica na UTI
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de setembro de 2001
Agência Folha<br> De São Paulo 
O piloto da Indy Alessandro Zanardi, que saiu do coma induzido na semana passada, está completamente fora de perigo, mas segue internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital alemão em que se encontra, desde o acidente nas 500 Milhas da Alemanha, há 12 dias. Zanardi teve as pernas amputadas três horas após o acidente sofrido no circuito de Lausitzring, que recebia no dia 15 de setembro a primeira corrida oficial da Indy na Europa.
''Sua recuperação continua a evoluir numa maneira satisfatória. Ele está de bom humor e muito otimista. Mas ainda requer muita atenção antes de o tirarmos da UTI'', disse Walter Schaffartzik, médico responsável pela UTI do hospital de Berlim em que o bicampeão da Indy está internado.
Zanardi, até hoje não se lembra do que aconteceu na prova. ''Ele não se recorda nem do warm up (treino de aquecimento) da corrida. Perguntou se tinha cometido algum erro'', disse o norte-americano Jimmy Vasser. O acidente do italiano foi na volta 142 do GP da Alemanha, quando ele perdeu o controle do seu carro na saída dos boxes e foi atingido pelo carro do canadense Alex Tagliani, que estava a mais de 320 km/h e não sofreu nada grave.
O piloto italiano, 34, que já sofrera um grave acidente - em 1993, num treino para o GP da Bélgica de F-1, em Spa-Francochamps -, foi eleito o novato do ano na Indy em 1996 e conquistou os títulos de 1997 e 1998, ambos na Ganassi. Neste ano, ele corria pela Mo Nunn.


