Alemanha busca a classificação
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de junho de 2006
Gabriel Souza Elias<br> Folhapress 
São Paulo - Se depender da vontade de torcedores e da seleção da Alemanha, a classificação para a segunda fase da Copa começa a ser conquistada hoje, diante da Polônia, em partida que acontece no Westfalenstadion, às 16 horas, em Dortmund. Para ''cumprir sua parte'', basta aos alemães uma vitória diante dos poloneses. Nesse caso, um empate ou uma vitória do Equador sobre a Costa Rica, amanhã, garante matematicamente a seleção de Jurgen Klinsmann nas oitavas-de-final da competição.
O treinador, inclusive, terá força extra para cumprir sua missão diante dos poloneses. Plenamente recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o capitão Michael Ballack estará em campo pela primeira vez em 2006, com sua tradicional camisa 13. Transferido recentemente do alemão Bayern de Munique para o inglês Chelsea, Ballack é a principal estrela dos donos da casa.
Após o jogo de abertura da Copa, a imprensa alemã chegou a especular a respeito de uma suposta briga entre Klinsmann e Ballack, que teria ocorrido após o treinador decidir pela permanência do jogador fora da equipe. A confusão foi desmentida por ambas as partes.
Além da presença de seu principal jogador, Klinsmann também confirmou o goleiro Lehmann. Ele sofreu uma torção no tornozelo durante o jogo contra a Costa Rica. Avaliado pelo departamento médico alemão, o jogador foi liberado para atuar.
Na Polônia, a principal preocupação é a forma como a equipe vai reagir dentro de campo, após ter sido derrotada na primeira partida pelo Equador. Os poloneses temem que um novo tropeço cause a eliminação na competição.
O ambiente na equipe ficou agitado após a derrota inicial na Copa. Os jogadores teriam se rebelado, segundo informação publicada na imprensa polonesa, contra o técnico Pawel Janas. A explicação oficial da federação é a de que os jogadores fizeram uma reunião entre si, sem a presença do treinador, para discutir a crise.
Em campo, Janas contará com o meio-campista Kamil Kosowski, que sentiu uma tendinite durante a última partida. Dúvida até ontem, ele foi liberado pelo departamento médico e joga.
O polonês Smolarek, que recebeu cartão amarelo na primeira partida da equipe, pode antecipar o fim de sua participação na Copa em caso de nova punição hoje. Ele teria de cumprir suspensão no último duelo da equipe na primeira fase, frente à Costa Rica.
ALEMANHA
Lehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings, Ballack e Schweinsteiger; Podolski e Klose. Técnico: Juergen Klinsmann
POLÔNIA
Boruc; Bak, Jop, Zewlakow e Baszczynski; Krzynowek, Jelen (Radomski), Szymkowiak, Sobolewski e Smolarek; Zurawski. Técnico: Pawel Janas
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (ESP)
Estádio: Westfalenstadion, em Dortmund
Horário: 16 horas


