São Paulo - No jogo que marcou a despedida do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, a seleção de Portugal perdeu por 3 a 2 para a Alemanha, ontem, e está fora da Eurocopa-2008. A partir de agora, Scolari vai se dedicar ao Chelsea (Inglaterra). Já os alemães enfrentam na semifinal o vencedor do confronto entre Croácia e Turquia.
Scolari desembarcou em Portugal credenciado pelo título mundial conquistado em 2002 com a seleção brasileira. Com ele, os portugueses chegaram à decisão do título da Eurocopa-2004 - perderam na final para a Grécia - e ficaram em quarto lugar na Copa 2006.
O brasileiro não escondeu sua decepção. ''O objetivo era estar entre os quatro finalistas. Para mim é uma frustração. Eu sou o responsável por Portugal não estar entre os quatro. Tínhamos condições de estar entre os quatro melhores da Eurocopa'', explicou o treinador. ''Eles decidiram nas bolas paradas. Houve um empurrão do Ballack no terceiro gol, mas também houve falta de atenção (dos marcadores portugueses)'', completou.
No início do jogo, a seleção portuguesa chegou a dominar as ações ofensivas. Aos 20 minutos, o meio-campista João Moutinho completou cruzamento da direita, mas tocou para fora. Dois minutos depois, no entanto, os alemães foram mais eficientes e abriram o placar. Lukas Podolski fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Bastian Schweinsteiger, que se esticou e abriu o placar.
A situação piorou para Portugal aos 26 minutos. Após cruzamento para a área, o atacante Miroslav Klose marcou de cabeça, completamente livre. Aos 40, Nuno Gomes pegou o rebote de uma defesa do goleiro Jens Lehmann e diminuiu.
Na etapa final, Portugal desperdiçou uma boa oportunidade para empatar aos 7 minutos, numa cabeçada do zagueiro Pepe. No entanto, aos 16, os alemães voltaram a marcar numa jogada aérea. Após cruzamento da esquerda, Michael Ballack, de cabeça, aproveitou uma falha do goleiro Ricardo e marcou.
Aos 42 minutos, Portugal diminuiu numa cabeçada do atacante Hélder Postiga, mas Portugal não teve tempo para empatar.
''No geral, o que os atletas fizeram me satisfez. Fico orgulho de ter trabalhado com este grupo. Estive cinco anos e meio em Portugal e, com a boa convivência que tive, posso voltar a treinar a seleção'', finalizou o técnico brasileiro.

mockup