Alcaraz bate Sinner em final mais longa de Roland Garros
No feminino, a norte-americana Coco Gauff derrotou a bielorussa Aryna Sabalenka e faturou seu primeiro título no torneio
PUBLICAÇÃO
domingo, 08 de junho de 2025
No feminino, a norte-americana Coco Gauff derrotou a bielorussa Aryna Sabalenka e faturou seu primeiro título no torneio
Alexandre Cossenza - Folhapress

São Paulo - Carlos Alcaraz chegou à final de Roland Garros como favorito. Havia perdido apenas um jogo no saibro este ano e, nesse mesmo piso, foi campeão dos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, inclusive anotando sua quarta vitória seguida sobre o número 1 do mundo, Jannik Sinner. Na decisão deste domingo, contudo, foi o italiano quem deu as cartas e venceu os dois primeiros sets.
O espanhol, então, precisou tirar da cartola algo que jamais havia feito na carreira: vencer após estar dois sets abaixo. E foi exatamente isto que Carlitos fez neste domingo (8), no que acabou sendo a final masculina mais longa da história de Roland Garros. Empurrado pela torcida, salvou três match points, frustrou o italiano, encontrou soluções e triunfou por 4/6, 6/7(4), 6/4, 7/6(3) e 7/6(2), em 5h29min de jogo, para conquistar o bicampeonato e manter seu reinado em Paris.
Até hoje, o recorde de final masculina de Roland Garros pertencia a Guillermo Vilas e Mats Wilander, que duelaram por 4h42min em 1982. O sueco levou a melhor por 1/6, 7/6(6), 6/0 e 6/4.
Ao derrotar Sinner neste domingo, o espanhol mantém sua invencibilidade em finais de slam, com cinco vitórias. Alcaraz também foi campeão do US Open em 2022, de Wimbledon em 2023 e 2024 e de Roland Garros no ano passado. Sinner, por sua vez, sai derrotado de uma ocasião assim pela primeira vez. Até hoje, o italiano havia jogado três finais de slam e vencido todas (Australian Open em 2023 e 2024 e US Open em 2024).
Com 22 anos e 34 dias de vida, Alcaraz se torna o terceiro mais jovem homem da história a vencer cinco slams na carreira. Segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), o sueco Bjorn Borg (22 anos e cinco dias) e o espanhol Rafael Nadal (22 anos e 33 dias) são os únicos dois nomes à frente na lista.
Com o bicampeonato em Roland Garros, Alcaraz torna-se apenas o terceiro homem deste século a defender com sucesso seu título no torneio francês. Além dele, só Rafael Nadal (10 vezes) e o brasileiro Gustavo Kuerten (2001) conseguiram o feito.
FEMININO
A norte-americana Coco Gauff, de 21 anos, derrotou no sábado (7), de virada, a bielorussa Aryna Sabalenka por 2 sets a 1 (6/7 (5), 6/2 e 6/4) e faturou seu primeiro título no saibro de Roland Garros.
O aguardado duelo em que a vice-líder do ranking desbancou a líder representou o segundo título de Grand Slam da tenista natural de Delray Beach, na Flórida - ela já conquistou o US Open, em 2023.
Coco Gauff também já havia sido finalista no próprio torneio de Roland Garros em 2022, quando ficou com o vice em final contra a polonesa Iga Swiatek.

