O planejamento é a base de qualquer resultado que se busca, independente da área. E quando se percebe que o caminho está errado é possível corrigir a rota, para que seja atingido o objetivo principal. Então, o que o Londrina planejou para 2023?

Finalizada a segunda fase da Copa do Brasil, ficou claro como algumas equipes jogaram “a vida” na competição. Os valores ao passar de fase são, sem dúvida, o maior objetivo de cada time pequeno, além da visibilidade e oportunidade de enfrentar grandes equipes.

Essa “vontade” de alguns fez várias zebras. Na última quarta-feira narrei a partida entre Nova Iguaçu e Nova Mutum. O Estádio Laranjão, na Baixada Fluminense, recebeu 980 pessoas. E não vou negar: durante todo o jogo eu narrava e pensava como o Londrina tomou quatro gols desse time?! Sim, o futebol permite algumas surpresas, mas só quando não se prepara para elas.

A equipe mato-grossense era desarrumada, cheia de buracos na defesa, mal posicionada, e com 17 minutos já perdia por dois gols e tinha um jogador a menos, expulso.

O Nova Mutum escolheu disputar a Copa do Brasil e não a Série D, pois preferiu os valores da competição. Por isso, jogou “a vida” na partida contra o Londrina. Chegou à segunda fase e faturou R$ 1.650 milhões. Atingiu o objetivo.

O Nova Iguaçu terminou o Campeonato Carioca na sétima posição e almejava chegar ao menos à segunda fase da Copa do Brasil, mas quando saiu o sorteio sonhou com mais e também fez o jogo da “vida” contra o Vitória na primeira fase. O time da baixa já faturou quase R$ 4milhões e com um pouco de sorte no cruzamento da próxima fase pode avançar ainda mais. Ou seja, se planejaram e trabalharam pela meta com humildade.

O Nova Mutum só tem mais uma competição este ano; o Nova Iguaçu disputa a Série D. Sim, outras zebras aconteceram, mas não interessam os outros fracassos, o Londrina não poderia ter se preparado tão mal diante do caminho que a competição permitia.

E o mais preocupante: estamos finalizando março e o Tubarão ainda está revendo planejamento.

O Londrina faz pífia temporada em 2023: décimo colocado no Paranaense e eliminado na Copa do Brasil pelo Nova Mutum por 4 a 2
O Londrina faz pífia temporada em 2023: décimo colocado no Paranaense e eliminado na Copa do Brasil pelo Nova Mutum por 4 a 2 | Foto: Ricardo Chicarelli/Lodrina EC