Aguinaga acalma jogadores inexperientes
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2000
Por Rodrigo Mattos
Rio, 10 (AE)- Capitão do Necaxa, o meia Alex Aguinaga é o líder do time dentro de campo, mesma função que exercia na seleção equatoriana. Nas vésperas de uma das partidas mais importantes da história do clube, o jogador é o responsável por acalmar os jogadores mais inexperientes.
"Estamos tranquilos, só um pouco antes do jogo é que o atleta sente alguma ansiedade", afirma. "Mas, essa tensão é boa porque deixa o jogador mais ligado na partida." Além de concentrados, o meia lembra que os jogadores tem de estar descansados em momentos decisivos. "É importante que recuperemos nossas forças para aguentarmos o calor", explica.
Aguinaga diz que o Rio é mais quente e úmido do que os jogadores estão acostumados. "Mas como o jogo vai ser à noite, acho que a temperatura deve estar mais baixa", afirma. O meia também ressalta que o fato de o Necaxa ter chegado um pouco antes do Mundial permitiu uma melhor adaptação ao clima local.
Para Aguinaga, o fato do Necaxa estar disputando uma vaga na final do Mundial de Clubes não é uma surpresa. "Sempre acreditamos que poderíamos chegar até aqui, apesar de sabermos que enfrentaríamos adversários difíceis", afirmou.
Sobre a partida de amanhã, Aguinaga diz que o time tem de cadenciar o jogo para chegar a vitória. "Temos de valorizar a posse de bola e atacar no momento certo", afirma. Para isso, o Necaxa conta com Aguinaga que centraliza as jogadas do time mexicano.
O estilo do jogador é inspirado em Zico, a quem Aguinaga considera um ídolo. Eles encontraram-se durante a estada do equatoriano no Rio porque o time mexicano está treinando no CFZ - clube do ex-jogador.