Agassi e Sampras decidem em Wimbledon
Agência Folha
Prestes a assumir a liderança do ranking mundial, o norte-americano Andre Agassi faz hoje a final do Torneio de Wimbledon, o mais tradicional do tênis, com seu compatriota Pete Sampras.
Agassi, quarto colocado no último ranking, garantiu o topo da classificação da ATP (Associações dos Tenistas Profissionais) ao vencer ontem o australiano Patrick Rafter em três sets: 7/5, 7/6 e 6/2, no jogo que decidia o novo número um do mundo.
Sampras, atual líder, deixará a primeira posição mesmo que chegue ao título hoje. Isso porque, como atual campeão, ele tem pouco espaço para aumentar sua pontuação na lista da ATP (sua luta, basicamente, é para evitar grandes
perdas).
Já Agassi, eliminado na segunda rodada no ano passado, teve chance de somar muitos pontos na atual edição de Wimbledon. Sampras chegou à final ao bater o inglês Tim Henman, de virada, em quatro sets: 3/6, 6/4, 6/3 e 6/4.
A disputa de hoje tem um duelo extra, lançado pelo ucraniano Andrei Medvedev após perder para Agassi a final do Aberto da França, no mês passado: quem é o melhor tenista da atual geração, Agassi ou Sampras?
Agassi é o único que conseguiu conquistar todos os quatro títulos do Grand Slam (série mais importante do tênis). Sampras, por sua vez, é o único tenista que conseguiu terminar seis temporada consecutivas na liderança do ranking mundial. Divide, com o norte-americano Ivan Lendl, o recorde de permanência no topo do ranking mundial: exatas 270 semanas. Sampras iniciou o torneio como favorito absoluto, enquanto seu adversário de hoje se via às voltas com problemas físicos.
Mas a boa campanha de Agassi (responsável pela eliminação do Gustavo Kuerten, nas quartas-de-final) o colocou entre os favoritos entre os apostadores londrinos. Hoje, Agassi tenta conquistar o segundo título de sua carreira em Wimbledon (já venceu em 92).
A chegada à final confirma também a recuperação do tenista norte-americano, um dos mais carismáticos do circuito. Após ter chegado pela primeira vez ao topo do ranking, em 1995, sofreu uma vertiginosa queda no ranking, chegando a ser o 141º na classificação. Amanhã, tem também a chance de ser o primeiro tenista desde Bjorn Borg, em 1980, a vencer, no mesmo ano, o Aberto da França (disputado no piso mais lento do tênis, o saibro) e Wimbledon (jogado na grama, o piso mais rápido).
Já Sampras, atual bicampeão de Wimbledon, busca sua sexta conquista no torneio inglês, um dos quatro da série Grand Slam.
A final deste domingo promete ser emocionante, com Andre Agassi e Pete Sampras, ambos em grande forma. Este jogo é um clássico do tênis. Os dois tenistas já se enfrentaram por 23 vezes, com 13 vitórias de Sampras. Mas a última partida, Agassi ganhou, no Canadá, por 6/7, 6/1 e 6/2.
O brasileiro Gustavo Kuerten deverá aparecer em quinto lugar na lista que a Associação dos Tenistas Profissionais divulgará amanhã. A colocação, duas posições acima da atual classificação de Kuerten, será a melhor de um tenista brasileiro na história do ranking mundial.





