Adefil leva quatro atletas ao Brasileiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de junho de 2005
Jaime Kaster<br>Reportagem Local 
Quatro atletas da Associação dos Deficientes de Londrina (Adefil) viajam na próxima semana para o Rio de Janeiro para disputarem do Campeonato Brasileiro Paradesportivo, que acontece de 8 a 9 de julho e que será seletiva para o Mundial marcado também para o Rio de Janeiro, em novembro. Os quatro se classificaram no Torneio Regional-Sul, realizado em abril, em Itajaí (SC), para onde a Adefil levou 18 atletas nas modalidades de atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa e tiro ao alvo.
Dos que obtiveram índice para o Brasileiro, três são da natação. Claudines Bartolomeu (Pura Mania), 35 anos, se classificou nos 50m, 100m e 200m costas; o veterano Francisco Martins (Metronorte), 51, nadará os 50m, 100m e 200m livre e os 50m costas; já Nilson José Nunes (Estacionamento Estacenter), 33 anos, competirá nos 50m e 100m livre, 50m borboleta e 50m costas.
Os três têm chance de medalha no Brasileiro, segundo o técnico da Adefil, Erick Fernandes Robin. Nilson já foi vice-campeão brasileiro nos 50m borboleta e Claudines foi três vezes o segundo melhor do Brasil nos 200m. ''Nos três Brasileiros em que eu ganhei a prata, em 2000, 2002 e 2004, sempre perdi para o mesmo atelta, Adriano Galvão Pereira, de Natal (RN). Mas este ano estou podendo treinar melhor, com o apoio do patrocinador, e melhorei minha marca. Talvez dê para superar o Galvão'', disse Claudines ontem à tarde, enquanto treinava na piscina da AFML. Apesar de buscar o título, seu principal objetivo é baixar sua marca nos 200m, que é de 7min14s, para 7 min, para poder obter índice para o Mundial.
Os atletas e seus técnicos viajarão ao Rio com passagens aéreas bancadas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que é parceira da Adefil. Outro competidor da equipe que disputará o Brasileiro é Fernando Jorge da Silva, do atletismo, que correrá os 100m e os 200m rasos e fará também arremesso de peso. No Regional-Sul, em Itajaí, ele ficou em 1º lugar nos 100m e em 2º no arremesso de peso.


