A notícia foi frustrante para o técnico Roberto Fernandes. O lateral-esquerdo Adavílson, um dos destaques na vitória contra a Portuguesa, está fora do jogo diante da Anapolina, amanhã, às 16 horas, no Estádio do Café, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A ''bomba'' pegou o técnico de surpresa, que esperava contar com o jogador no coletivo-apronto de ontem à tarde, no Café.
''Pô, ele estava bem pra caramba, e o time acaba perdendo o jogador antes de uma partida importante como essa. Assim fica difícil'', resmungou. ''Não tive o time que considero ideal nenhuma vez neste campeonato'', disse o treinador, ainda lamentando a sequência de contusões que tirou das primeiras rodadas jogadores importantes como os atacantes Marcelo Silva e Paraguaio.
A contusão surgiu de um lance bobo. Antes do confronto com a Lusa, Adavílson perdeu o tempo da bola e acabou chutando o ar. De imediato sentiu fortes dores. No primeiro diagnótisco, constatou-se uma inflamação no joelho esquerdo. Contudo, a lesão pode ter sido mais grave do que se imaginava. O lateral será outra vez examinado pelo ortopedista Alexandre Queiroz, que deve confirmar o veto do jogador. Um novo diagnóstico deve ser mais preciso sobre as novas proporções da lesão.
Quem lucrou com a situação foi o prata da casa Fabinho. Titular no Campeonato Paranaense, o lateral perdeu a posição na Série B. Uma gripe o deixou 10 dias parado e sem condições físicas de lutar pela vaga. ''Acho que na época não houve injustiça. Fiquei um bom tempo de cama e perdi um pouco de meu condicionamento. O Adavílson entrou bem nos jogos e vem merecendo jogar'', afirmou o lateral.
Mesmo respeitando as qualidades do concorrente, Fabinho quer agarrar e não mais soltar esta nova oportunidade. ''Quando as oportunidades surgem, temos que saber aproveitá-las. Acho que já estou em condições de recuperar um lugar no time. Mas ninguém deve abaixar a cabeça porque hoje está no time titular e amanhã acaba caindo'', ponderou.
Fernandes admitiu que o time deve perder em qualidade técnica com o novo desfalque. Nem mesmo o ''elan'' ofensivo de Fabinho, que constuma atacar com intensidade, é o suficiente para anestesiar a frustação do treinador com a ausência do titular. ''Eu tenho os quatro caras lá na frente, o Valdeir, o Fumaça, o Marcelo, o Paraguaio, que estão lá para resolver. Mas atrás, preciso de equilíbrio. Preciso de um cara como o Adavílson, que sabe atacar, mas é lenha na defesa'', argumentou.
No coletivo-apronto, Fernandes dissipou as dúvidas em relação ao time que enfrenta amanhã a ''Xata''. Marcelo será mantido no gol. Marcão volta à zaga após cumprir suspensão automática. Dé foi sacado. O meia-defensivo Germano substitui Rocha, que está suspenso. O lateral-direito Jamur, reserva contra a Lusa, recupera sua posição.

mockup