Há dois anos, o Paranavaí pintou de vermelho o Campeonato Paranaense. Com um time barato, raçudo e unido, sem medalhões, mas com jogadores que buscavam cada um o seu espaço e um técnico motivador, o time do Noroeste pôs fim a um jejum interiorano que já durava 15 anos e conquistou o Estadual pela primeira vez. E é nesta receita que o clube aposta para ter sucesso novamente em 2009.
O ACP foi buscar na vizinha Cianorte o jovem técnico Cláudio Tencatti, de 36 anos, para montar um time que conhece e bem o futebol do Paraná. No elenco estão os zagueiros João Renato, João Marcelo e Alex Noronha, vice-campeão com o Vermelhinho em 2003, e o goleiro Danilo, todos bastante rodados no interior paranaense. Mas o grande destaque está no ataque. Edenílson, vice-artilheiro do torneio em 2007 com o Paranavaí, marcando 12 gols, é a grande esperança de gols do treinador.
''Em 2007, poucas pessoas acreditavam na gente e acabamos conquistando o título. Agora, está assim de novo, mas esse grupo que foi formado é vencedor e pode surpreender. O raio cair duas vezes no mesmo lugar é difícil, mas não impossível'', profetizou o atacante de 26 anos. ''Tenho quatro títulos no Mato Grosso do Sul (todos com o Cene), mas nenhum é tão vantajoso quanto o que conquistei aqui. Eu sei como foi bom ser campeão''.
Tencatti, que foi auxiliar de Caio Júnior no Cianorte antes de virar treinador, terá seu primeiro desafio longe do Leão do Vale. ''No Cianorte, eu tinha a responsabilidade de revelar jogadores. Aqui, é resultado a curto prazo e o título trouxe mais exigências'', apontou o treinador.
Se o título estadual de 2007 trouxe mais exigências, no caso dos investimentos, a conquista não teve reflexos. Os investimentos continuam baixos, assim como na média dos rivais do interior. ''Fizemos um time de acordo com nossas condições. Aqui, empresário não coloca jogador e não manda. O segredo para ter sucesso de novo é ter um time homogêneo, unido, como em 2007, e ter um trabalho bem feito'', receitou o diretor de futebol do clube, Lorival Furquim.

mockup