Acidente mata três nadadores do Flamengo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de junho de 2000
Agência Folha Do Rio de Janeiro 
A festa de confraternização dos atletas que participaram na semana passada do troféu José Finkel de natação terminou em tragédia ontem no Rio. Três nadadores do Flamengo e um ex-atleta do Botafogo morreram de madrugada num acidente de carro, quando voltavam da festa, na Barra da Tijuca.
O carro, um Gol prata, pertencia ao nadador do Flamengo Francisco Duccar de Almeida, o Chicão, 19, que morreu na hora. Também tiveram morte imediata Felipe César Freitas do Vale, 19, ex-nadador da equipe júnior do Botafogo, e Rafael Leonel Bardi Alves, 20, campeão júnior 2 nos 100 m e 50 m.
O campeão e recordista brasileiro no revezamento 4x100 m e 4x50 m livre, Daniel Aragão Mattos, 19, morreu no início da manhã no Hospital Miguel Couto devido a um traumatismo craniano. O ex-nadador do Botafogo Pablo Castro, que também estava no carro, ficou gravemente ferido.
A batida no meio-fio, seguida de capotagem, aconteceu na saída do túnel Acústico, sentido Lagoa, na auto-estrada Lagoa-Barra. Os cinco jovens voltavam da festa de confraternização do troféu José Finkel na boate Rock in Rio Café. Nós tínhamos marcado de comer um cachorro-quente em frente ao hotel Califórnia, em Copacabana, onde está hospedada a equipe do Vasco. Chicão dirigia bem e não parecia estar alterado na festa, disse o nadador do Flamengo Rafael Mosca.
O carro ficou totalmente destroçado. O impacto lançou o motor em chamas na outra pista e os corpos de Felipe, Francisco e Rafael vários metros adiante do local da batida. Outros nadadores que voltavam da festa, em cerca de 15 carros, viram os corpos dos colegas após o acidente. Era um cenário de guerra, com muito sangue e corpos destroçados, lamentou a diretora técnica do Flamengo, Patrícia Amorim, que foi acordada pelos atletas com a notícia da tragédia.
O campeão dos 50 m borboleta no troféu José Finkel, Rafael Thuin, foi o primeiro a chegar no local e fez massagem respiratória em Pablo Vieira de Castro, que tinha várias escoriações e não conseguia respirar. No início da tarde, o Hospital Miguel Couto informou que Pablo estava fora de perigo e seria transferido para o quarto ao sair do coma induzido.
Os nadadores do Flamengo que estavam com os cinco atletas na festa não viram o acidente e se dividem em duas versões. A primeira é creditada a um porteiro não identificado de um prédio próximo, que teria visto um carro Fiat Uno, de cor branca, fechar o carro dos rapazes, que por sua vez descia a auto-estrada em alta velocidade.
A delegada titular da 13ª Delegacia de Polícia, Martha Rocha, que vai apurar as causas do acidente, disse que desconhecia essa versão.
Outros nadadores levantam a hipótese de alguma brincadeira no interior do veículo ter feito o motorista perder a direção. Todos negam que houve consumo de drogas ou bebida alcoólica.


