Acabou a espera
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Almir Leite<br>Agência Estado 

Quito - Setenta e quatro dias depois de ser apresentado como técnico da seleção brasileira, Tite estreia efetivamente hoje e de cara já enfrenta pressão e desafios. Em situação difícil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a equipe se vê obrigada a conseguir um bom resultado na partida contra o Equador, às 18 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito. Isso passa por já começar a mostrar que os tempos de incerteza e falta de confiança da época de Dunga serão superados rapidamente.
Tite admite estar ansioso para a estreia, mas aliviado. "Estou muito mais em paz, mais tranquilo, pois todo o processo de preparação já se conduziu. Ainda estou ansioso, mas mais tranquilo", disse o treinador, ontem, sobre a sua expectativa.
O Brasil é o sexto colocado na competição, com nove pontos após seis rodadas. Com 13, o Equador é segundo por ter saldo inferior ao Uruguai. Tite assumiu deixando claro que o objetivo é garantir vaga na Copa da Rússia, o que não ocorre atualmente. Por isso, até um empate faz parte das contas da comissão técnica Mas é claro que isso obrigará a seleção a fazer o dever de casa na sequência, vencendo a Colômbia em Manaus.
Com tempo escasso de preparação, Tite não arriscou muito para a estreia. Optou por um time experiente e respeitou as características e preferências dos jogadores. No ataque, acabou optando por Gabriel Jesus no lugar de Gabriel Barbosa e explicou. "O que o treinador procurou fazer: ver os atletas onde jogam em suas equipes, que sistema e que função exercem. Com exceção do Gabigol, pelo fato de ser o nove. O Jesus é goleador do Brasileiro. Minha ideia é ter sempre seis numa formação ofensiva".
No ideário de Tite, a seleção será equilibrada e consistente. Ele quer intensidade, bastante aproximação, triangulações, muita atenção na marcação, retomada de bola rápida e muito toque de bola. Os obstáculos, porém, não são poucos. Há a altitude de Quito, que pode afetar os jogadores e muda a dinâmica do jogo.
Em Quito
EQUADOR - Domínguez; Paredes, Achilier, Arturo Mina e Walter Ayovi; Ibarra e Noboa; Orejuela, Montero e Bolaños; Caicedo. Técnico: Gustavo Quinteros
BRASIL - Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
ÁRBITRO - Enrique Cáceres (Fifa/Paraguai)
HORÁRIO - 18 horas (de Brasília)
LOCAL - Estádio Olímpico de Atahualpa


