Agência Estado
De Sydney, na Austrália
Múltiplas fontes de água; uma enorme cachoeira em pleno estádio e uma nave espacial vão fazer parte da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. A solenidade terá apenas dez minutos de duração e servirá de preparação para a chegada da chama olímpica. Os detalhes da festa, no entanto, estão sendo mantidos em segredo e só serão apresentados aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na semana que vem.
De acordo com declarações do diretor de cerimônias do Comitê Organizador dos Jogos, Ric Birch, ao jornal australiano ‘‘The Daily Telegraph’’, a abertura contará também com a participação de um coro de estudantes gregos e australianos, que cantará o antigo hino Olímpico. O hino será executado pela primeira vez desde a cerimônia de abertura dos Jogos de 1896, na Grécia.
A montagem do monumento que vai receber a pira olímpica está em fase de conclusão. A torre, que está sendo construída no lado norte do estádio olímpico, é mantida coberta por uma lona azul. O trabalho começou antes do Natal do ano passado e vai consumir US$ 15 milhões. Existem outros detalhes que ainda estão sendo analisados pelo comitê organizador, como a colocação dos anéis olímpicos na ponte da baia de Sydney, já na festa de encerramento. Mas isso ainda não está decidido.