A verdadeira vitória do esporte
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Rafael Souza <br> Reportagem Local 
Hoje ele é um dos destaques dos campeonatos masters de atletismo. Mas antes de ganhar medalhas e subir aos pódios pelo Brasil, Dirceu Vivi teve que vencer outra luta, bem mais complicada. Foram exatos 13 anos de um combate árduo, contra o alcoolismo, o qual por muito pouco o atleta não perdeu. Mas como em outras histórias de superação, o esporte foi o protagonista de mais uma recuperação.
''Se não fosse o apoio da minha família e o esporte, talvez eu não estaria aqui hoje, bem e saudável'', lembra o atleta, que chegou a pesar 104 Kg em razão da doença, que começou silenciosa quando Vivi tinha 19 anos. Daí em diante, ela só se agravou e trouxe junto outras enfermidades graves, como a cirrose e a depressão.
Mesmo antes do problema que ''apagou'' parte da sua vida, Vivi já era adepto dos esportes. No atletismo, ele começou aos 17 anos. E foi ele novamente, que, aos 32, lhe devolveu a vontade e alegria de viver. Atualmente, ele divide os treinos diários com a profissão de eletricista na construção civil. ''Se fico um dia sem treinar, parece que falta algo'', diz o esportista, que chega, muitas vezes, a treinar até de madrugada.
E este grande esforço tem sido mais que recompensado. Por onde passa, o atleta, que mora em Londrina há cerca de um ano, arremata medalhas. Foi assim no Brasileiro Master, realizado ano passado em Maringá, onde faturou o bronze nos 5 mil metros e o ouro nos 3 mil com obstáculos, e na Copa Mercosul, semana passada em Porto Alegre, de onde voltou com uma prata nos 3 mil com obstáculos e um ouro nos 1.500 metros. Resultados estes que surpreenderam e já o fazem sonhar com o Mundial Master do ano que vem, com sede em Porto Alegre. ''Seria um sonho poder representar o meu país'', sonha.
Como forma também de recompensar tudo o que o esporte lhe proporcionou, Vivi arrebanhou praticamente toda a família para o atletismo. ''Meus pais praticam, minhas duas irmãs, minha esposa, além dos meus dois filhos'', conta. E o frutos já começaram a aparecer. Wellerson Falcão Vivi, o filho mais velho, já integra a equipe Orcamp/Unimed, de Campinas. Recentemente o garoto de 15 anos, que começou a treinar firme em Londrina, venceu o Brasileiro Mirim e detém o recorde dos mil metros com obstáculos. ''Estou torcendo muito para que ele se firme e se torne um grande atleta'', disse o pai-atleta.
Para participar da Copa Mercosul, Dirceu Vivi contou com o apoio da Viação Garcia e do Clube da Corrida, através do professor Cláudio Bertolini, campeão mundial master de marcha atlética.


