Semana decisiva: elenco agora se prepara para estreia na Copa do Brasil e jogo valendo vaga contra o Paraná
Semana decisiva: elenco agora se prepara para estreia na Copa do Brasil e jogo valendo vaga contra o Paraná | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



O Londrina saiu com um ponto da capital na noite de sábado (2) ao empatar sem gols com o Coritiba, no estádio Couto Pereira. Com o complemento da quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense no domingo (3), o Alviceleste continua na liderança do grupo A, agora com oito pontos. O número é o mesmo do Operário, que leva a pior no número de gols marcados. Para confirmar a classificação para a semifinal da fase, o time enfrenta o Paraná Clube no estádio do Café no próximo domingo (10). Antes, tem a estreia na Copa do Brasil, quinta-feira (7), contra o Americano-RJ, fora de casa.

Diante do Coxa, o que se viu foi um LEC ainda mais jovem em relação ao das partidas anteriores. Com os experientes zagueiro Silvio e volante Germano poupados, a média de idade do time titular ficou ainda mais baixa, chegando a 21 anos. Dos que começaram jogando, oito tinham 23 anos ou menos, com Marcondes ostentando a maior idade, 25. Apesar da juventude, o Alviceleste conseguiu segurar o adversário e arriscar alguns lances a gol.

O desempenho e a segurança dos garotos foram elogiados pelo técnico Alemão, que elencou as características de seus comandados após o apito final. "Provamos que os meninos são jogadores de qualidade. Enfrentamos uma equipe tradicional, que tem capacidade técnica muito grande. Soubemos suportar taticamente muito bem, neutralizando as forças do Coritiba. Isto valoriza a capacidade deles", destacou o treinador. No lugar de Silvio, atuou Marcondes, e no de Germano, Júnior Ramos. Este entrou em campo pela primeira vez desde que foi contratado junto ao Bahia.

De acordo com o lateral-esquerdo Felipe, que subiu da base no ano passado, a presença de atletas com mais rodagem no futebol ajuda e serve como suporte. Entretanto, a juventude tem conseguido se adaptar às ausências e condições das partidas. "O Silvio e o Germano são jogadores de referência para nossa equipe, mas os meninos que entraram no lugar deles, assim como a base, que é jovem, conseguiram apresentar bom futebol. O ponto que conquistamos é muito importante", apontou. "A cada jogo que fazemos, os resultados vão aparecendo, e isso cria pensamento positivo dentro do grupo", acrescentou.

No grupo dos mais novos, está o atacante Anderson Oliveira, 20, que vem ganhando espaço e se garantindo entre os titulares, como ocorreu diante do Coritiba. "Sempre trabalhei muito para que esta oportunidade chegasse. Trabalhei com o 'professor' Alemão, ele me conhece, então conseguiu fazer com que jogasse um melhor futebol desde a base. Para nós que subimos, ficamos muito felizes de receber esta oportunidade, porque é o grande sonho de todos vestir a camisa de um grande clube no profissional", valorizou.

A animação da juventude foi suficiente para evitar que o adversário vazasse a defesa do LEC, porém, não teve efetividade quando o assunto foi balançar a rede coxa-branca. O Londrina acabou pecando ao não soltar a bola com mais velocidade e errar nas movimentações e transições. O resultado disto na etapa inicial, por exemplo, foi que a equipe teve a primeira chance somente aos 21 minutos. Debaixo de muita chuva, o confronto não foi de grandes momentos de ambos os times. "O Londrina fez posicionamento de marcação, pressionando a saída de bola e tiro de meta", avaliou Alemão.

Matheuzinho

O lateral-esquerdo Matheuzinho começou no banco de reservas no fim de semana, entrando no final do segundo tempo no lugar de seu substituto, Raí Ramos. O jogador foi vendido ao Flamengo por R$ 1,2 milhão. "A ideia era não utilizá-lo (Matheuzinho). Ele foi para o jogo em virtude da falta de ritmo do Raí Ramos. A entrada do Matheus não era o que eu queria, pois a proposta seria mudar outra peça no meio para tentar ser mais ofensivo, mas segurei em virtude do tempo que o Raí não vinha jogando, pois poderia sentir", justificou o técnico alviceleste.

O LEC volta às atividades, mas agora visando a Copa do Brasil, na manhã desta segunda-feira (4), no centro de treinamentos da SM Sports. A delegação viajará na quarta (6) para Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para enfrentar o Americano, no estádio Elcyr Resende. Para avançar à próxima fase da competição, o time vai precisar de no mínimo um empate.

mockup