A Copa e suas mensagens
Uma Copa é oportunidade de altos faturamentos, mas boas receitas só se concretizam com credibilidade, o que a Fifa vem perdendo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
Uma Copa é oportunidade de altos faturamentos, mas boas receitas só se concretizam com credibilidade, o que a Fifa vem perdendo
Por Julio Oliveira
Há muito tempo que uma Copa do Mundo deixou de ser só competição entre seleções. Virou negócio para entidades e países, muito mais do que história em títulos. Uma Copa é oportunidade de altos faturamentos, mas boas receitas só se concretizam com credibilidade, o que a Fifa vem perdendo. De escolhas de sedes a interferências esportivas, o “jogo” tá perdendo o brilho.

No Catar, calendário, temperatura, Covid e gramados geraram muitas críticas. Mas esta edição já acabou. A questão é a próxima, que agora nem formato definido tem. Como assim? Isso mesmo. A primeira competição com 48 seleções ainda não tem fórmula fechada porque “só agora” a Fifa percebeu que pode haver falta de competitividade na primeira fase, o que já tinha sido alertado. Isso é uma vergonha.
As regras são mudadas e depois decide-se recuar e rediscutir um novo formato no meio do caminho. E todos dizendo amém a senhora Fifa. De uma edição com estádios numa área metropolitana para outra que será disputada em três países de dimensões continentais. O deslocamento, que foi a grande virtude do Catar, vai virar pesadelo para equipes e torcedores na próxima edição.
Dentro de campo não dá mais pra não aceitar que o futebol evoluiu muito a partir de uma globalização de troca de informações. Isso faz uma Arábia Saudita vencer a Argentina, Japão não ser mais surpresa e Marrocos terminar entre as quatro melhores seleções. O que não evolui é a centralização do negócio, que não ouve e nem se importa com as estrelas da festa, que são convidadas sob regras ditatoriais. O espetáculo tem que ser de todos e pra todos. E não é.
Mas Copa é Copa e nada se compara. Ainda nos encantamos com os melhores e as surpresas que entram num cenário seleto pra não mais sair. Novos lances e gols que se somam a tudo aquilo que carregamos na memória histórica dos mundiais. Um arquivo que só aumenta porque não queremos esquecer mais e relembrar tudo. E que a Fifa possa perceber a principal mensagem desta edição tão controversa: o mundo ama a Copa do Mundo e ela precisa ser amada pela organização tanto quanto.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

