Há pelo menos dois anos a mesatenista Daniela Yano, 11 anos, fatura praticamente tudo o que disputa no Brasil. Brasileiro, interestadual, paranaense, Copa do Brasil. A coleção de títulos já rendeu elogios até de Maurício Kobayashi, técnico que trabalhou com dois dos maiores nomes do esporte no Brasil: Hugo Hoyama e Cláudio Kano. Ele e outros treinadores são categóricos ao afirmar que ela é umas das maiores promessas do esporte no Brasil.
E não são só os técnicos brasileiros que estão impressionados com o desempenho de Daniela. Depois de acompanhar alguns campeonatos em que ela participou e de vê-la em ação durante um período de treinos com os técnicos da seleção brasileira, o consultor francês e técnico credenciado da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), Michel Gadal, convocou a pequena mesatenista para um período de treinos na China.
Sob o comando de Gadal, que também é consultor da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a atleta da equipe Acel/Atemel/FEL ficará três semanas - de 3 a 21 de janeiro de 2012 - no país asiático junto com outros sete mesatenistas brasileiros. ''Estou muito feliz de poder participar deste projeto. Espero poder aprender novas técnicas de treinamento e aperfeiçoar o meu jogo'', disse a jogadora.
A iniciativa faz parte do Projeto Nacional Detecção de Talentos, organizado pela CBTM e coordenado pelo técnico francês. Aprovado pelo Ministério do Esporte, o projeto tem como objetivo formar mesatenistas para representar o Brasil em futuras competições olímpicas. Daniela também recebe apoio da Paraná Esportes, através da bolsa Top 16 - Talento Olímpico 2016.
Para o técnico de Daniela, Willian Kumagai, o período de treinos na Ásia pode ajudar muito no desenvolvimento pessoal e técnico da atleta. ''Será muito importante. Poucos atletas da idade dela tiveram uma chance como essa, de conhecer uma nova cultura e estar tão cedo no País do tênis de mesa'', ressaltou o treinador.
Brasileiro
Antes da viagem para a China, Daniela e os outros integrantes da equipe londrinense ainda têm pela frente o Campeonato Brasileiro, que será disputado entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em Fortaleza. Na capital cearense, a pequena mesatenista vai defender o título conquistado em 2010, só que agora numa categoria acima, a mirim, para mesatenistas de 12 e 13 anos.
''Estou me sentindo bem confiante. Treinei bastante, sei que será difícil, pois vou enfrentar atletas maiores e mais fortes, mas vou fazer de tudo voltar com mais um título'', afirmou Daniela. Em 2011, atuando na mirim, ela já foi campeã da etapa de Recife da Copa do Brasil, do Interestadual de Campo Grande e da terceira etapa do Paranaense, realizada em Toledo. Além disso, foi vice-campeã por equipes do Sul-Americano de Assunção, no Paraguai.

Confira mais fotos (exclusivas para a FolhaWeb):

A caminho da China
A caminho da China A caminho da China A caminho da China A caminho da China