Rio, 15 (AE) - A baiana Nayara Ledoux Ribeiro conseguiu, hoje, melhorar o tempo do Troféu José Finkel na prova dos 800 metros, livre, que pertencia a Patrícia Amorim e já durava 11 anos. A nadadora do Iate Clube da Bahia, marcou, hoje, no Parque Aquático Julio de Lamare, 8min57s36, superando o recorde do campeonato, que era de Patrícia, com o tempo de 9min03s89. Nayara é a recordista sul-americana dos 400 m e 800 m, livre. O recorde brasileiro e sul-americano dos 800 m, estabelecido em junho, é de 8min48s12.
Além da baiana, que vai nadar na raia quatro, a final da prova
marcada para sábado de manhã, terá a ucraniana Yana Klochkova, quinta colocada no ranking mundial, que fez 9min03s49 e vai estar na raia cinco. A nadadora representa o Minas Tênis Clube.
"Estou feliz com o meu tempo e vou lutar pela vitória, mas ainda não sei se poderei conseguir o índice para a Olimpíada de Sydney, que é muito difícil", disse Nayara, referindo-se ao tempo mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a convocação, que é de 8min39s85, menor do que o recorde da atleta.
Entre os homens, nos 1500 m, livre, o melhor desempenho nas eliminatórias de hoje foi do nadador do Corinthians Alexandre Angelotti, com 15min56s43. Luiz Lima, do Vasco, que é o recordista sul-americano da distância (15min17s55) ficou com o segundo melhor tempo, de 15min57s41.
Amanhã serão disputadas as finais da primeira etapa da competição, a partir das 10 horas, com as seguintes provas: 200 m, livre, 400 m, medley, 200 m, peito, 100 m, borboleta, 50 m, costas e 4 x50 m, livre, feminino e masculino.
Todos os nadadores sonham com o índice e a expectativa é de que possam assegurar presença em Sydney pelos menos dois atletas: Rogério Romero, o Piu, e Fabíola Molina. "Ambos vem treinando muito e acho que estão preparados para obter os índices no Finkel", opinou Patrícia Comini, do Minas Tênis, namorada de Piu e que também treina nos Estados Unidos, em Coral Spring.

mockup