Uma das mais tradicionais corridas do automobilismo brasileiro, as 500 Milhas de Londrina chega a sua 28ª edição e será disputada no sábado (23), no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A prova terá duração de até sete horas e a largada será às 16h. A entrada para o público é gratuita.

500 Milhas de Londrina chega a 28ª edição e terá largada neste sábado às 16h
500 Milhas de Londrina chega a 28ª edição e terá largada neste sábado às 16h | Foto: Gustavo Carneiro/Folha de Londrina

Em 2019 serão 19 carros confirmados no grid e mais de 50 pilotos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O regulamento prevê que a equipe precisa ser formada, por no mínimo, dois pilotos, mas há equipes que competem com três, quatro pilotos. "Historicamente nas 500 Milhas 80% dos pilotos são de fora de Londrina. São 263 voltas, que em condições normais, são percorridas em seis horas e meia. Por isso, que o limite máximo é de sete horas", explica Aloísio Moreira, um dos organizadores do evento.

Além de ser uma prova de regularidade e resistência, para os pilotos e os carros, as 500 Milhas coloca lado a lado carros de diferentes marcas e potências, como protótipos de vários tipos, turismo e fuscas. "Os turismo são carros de marca como Alfa Romeo, Gol. Já os protótipos se diferenciam pelo motor, câmbio, peso e modelo de chassi", ressalta Moreira.

Um dos mais veteranos na prova londrinense é Luciano Borghesi, 83 anos. De família tradicional no automobilismo paranaense, Borghesi revela que se a cabeça estiver boa e houver vontade de continuar competindo não há idade para parar. "A prova é de regularidade e exige muito do carro também, então é preciso saber dosar o desgaste. É necessário andar rápido, mas saber preservar o carro em alguns momentos", ensina.

As 500 Milhas lançou recentemente um ranking com todos os 796 pilotos que participaram desde a primeira edição da prova, em 1992. Luciano Borghesi é o quarto colocado na classificação.

A programação da 28ª edição da corrida prevê para a manhã de sábado movimentação em outras três categorias. A partir das 9h, haverá provas de Fórmula 1600, do Campeonato Metropolitano de Speed Fusca e ainda da Hot Classic, que contempla carros mais antigos, com no mínimo 20 anos de lançamento. Nesta categoria competem carros como o Gordini, DKV, Puma, Fiat 147 entre outros.