O Super Bowl terá um campeão inédito neste século. O fato se confirmou após a vitória do San Francisco 49ers sobre o Green Bay Packers, por 37 a 20, neste domingo (19). A equipe enfrentará o Kansas City Chiefs na decisão da NFL (a liga de futebol americano).

A última vez que os 49ers foram campeões da NFL aconteceu em 1994, quando derrotaram o San Diego Chargers. A equipe até chegou à final dem 2012, mas acabou perdendo para o New York Giants. Já o troféu mais recente do time de Kansas aconteceu em 1969.

A 54ª edição do Super Bowl vai acontecer no próximo dia 2 de fevereiro em Tampa (Flórida), no Hard Rock Stadium.

A vitória dos 49ers foi construída em um primeiro que acabou 27 a 0. Foram 30 minutos em que os Packers, além de não terem conseguido pontuar, sofreram dois turnovers (o quarterback Aaron Rodgers cedeu um fumble e uma interceptação) e somaram apenas 90 jardas no total.

A distância é menor, por exemplo, do que acumulou o jogador adversário, Raheem Mostert, com 156. Ele anotou os três touchdowns de sua equipe no período.

O jogo corrido foi a principal arma da equipe da California, que terminou a partida com 288 jardas terrestres, 220 delas conquistadas por Mostert.

Os 49ers chegam ao Super Bowl com três derrotas na temporada.

KANSAS

O Kansas City Chiefs está de volta ao Super Bowl após 50 anos. A equipe se classificou para a final da NFL com a vitória por 35 a 24 sobre o Tennessee Titans neste domingo.

A última vez que chegou à decisão foi em 1970, quando derrotou o Minnesota Vikings por 23 a 7. É também o único título do time.

Com histórico de fracassos em momentos decisivos, os Chiefs levaram um susto no primeiro quarto e viram os Titans abrirem 10 a 0. A equipe de Tennessee era a zebra dos playoffs e havia eliminado, sempre fora de casa, os favoritos New England Patriots e Baltimore Ravens.

Aos poucos, o estilo ofensivo de Kansas City e o brilho do quarterback (lançador) Patrick Mahomes começaram a se impor em campo. O jogador de 24 anos marcou, correndo, o touchdown que virou o placar antes do final do segundo quarto e os Titans não conseguiram mais se recuperar.

Na pós-temorada (a fase de mata-mata da NFL), Mahomes chegou a 721 jardas e nove touchdowns seja lançando a bola ou avançando com ela em suas mãos. Não foi interceptado, nem teve a bola roubada nenhuma vez.

Um possível título do Super Bowl seria o primeiro do técnico dos Chiefs, Andy Reid.