Em mais uma parceria com o Colégio Marista de Londrina, o Grupo Folha apresenta o caderno Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, para oportunizar conteúdos de qualidade, promover reflexões e disponibilizar exercícios para que estudantes em todo o país possam garantir o acesso às principais universidades brasileiras.

Instituído em 1998, o Enem passou a ser um caminho de acesso à educação superior
Instituído em 1998, o Enem passou a ser um caminho de acesso à educação superior | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

A partir do dia 9 de agosto até 15 de novembro, às segundas-feiras, o Folha Enem contará com quatro páginas dedicadas aos estudantes. A cada semana, os leitores terão acesso a temas relacionados ao exame e três páginas de simulado. O conteúdo também será disponibilizado na versão on-line, com acesso liberado a todos os interessados.

"Ano passado tivemos acesso a alunos de outros estados e o retorno que tivemos é de que eles puderam aproveitar muito bem o material, como um reforço nos estudos. Além da qualidade dos conteúdos, a proposta é bastante inovadora ao utilizar diversas linguagens”, comenta o coordenador do ensino médio do Colégio Marista em Londrina, Nilson Douglas Castilho.

PODCAST

Uma grande novidade nesta temporada do Folha Enem, além das edições impressa e digital e as lives no canal da Folha de Londrina no YouTube, são os conteúdos que estarão disponíveis em áudio no Podcast da Folha de Londrina, o FolhaCast. “Os estudantes estão buscando novas ferramentas de estudo e a nossa parceria buscou aprimorar essas linguagens como a inclusão do podcast. Será uma oportunidade adicional para que os estudantes estejam mais próximos dos assuntos importantes do Enem”, afirma Castilho.

Com um time formado por 25 professores, as questões preparatórias para o Enem serão elaboradas pelo Colégio Marista. “Vamos tratar de assuntos bem específicos, como a interdisciplinaridade nas questões, abordando componentes da história, geografia e matemática, por exemplo. Outro ponto fundamental para quem for fazer a prova é o desenvolvimento de competências e nisso, também vamos ajudar os candidatos, levando-os a pensar o conteúdo”, acrescenta.

A previsão de Castilho para a prova deste ano é justamente o foco nas competências e habilidades dos estudantes. “A prova não é simplesmente para trabalhar o conteúdo, mas a resolução de uma situação problema, ou seja, ela mobiliza diversos saberes”, explica.

A chefe de redação da Folha de Londrina, Adriana De Cunto, destaca que o Colégio Marista é um dos principais grupos educacionais do País e que a parceria na elaboração e divulgação do material educativo é uma prestação de serviço à comunidade. “A educação tem uma importância ímpar no desenvolvimento de um país. Através dela, as pessoas são capazes de mudar o rumo da história e é dever da imprensa zelar pela educação de qualidade. A Folha de Londrina quer fazer mais do que mobilizar a sociedade para a importância da educação ao apontar problemas e soluções. Por exemplo, há mais de 20 anos lançamos o Folha Cidadania, que contempla estudantes do ensino fundamental e, no ano passado, lançamos o Folha Enem em parceria com o Colégio Marista de Londrina. A experiência deu tão certo que estamos com uma nova edição”, destaca.

PROVAS

Na edição 2021 do Enem, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos mesmos dias e horários. O exame será realizado em 21 e 28 de novembro e terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha, que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

No Enem Digital, as provas serão aplicadas em computadores nos locais de provas definidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira).

ACESSO ÀS UNIVERSIDADES

Instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem passou a ser um caminho de acesso à educação superior. As notas da prova podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos). O bom desempenho no exame também é uma porta de entrada em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. (Com informações do Inep)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.