Um emprego de presente de Natal
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Kalinka Amorim<br> Reportagem Local 
O final do ano se aproxima. Nessa época muitas pessoas começam a se programar para as compras. São presentes de Natal para amigos e familiares, amigo secreto, formaturas, lembranças de férias... Com isso, o volume das vendas aumentam significativamente, o que faz crescer também a necessidade de funcionários em lojas e prestadores de serviços.
Mas nem sempre é tão fácil encontrar profissionais com experiência na área, queixa-se uma parcela de empresários do ramo. Para evitar problemas de última hora, muitos se antecipam e buscam no mercado pessoas dispostas a aprender o novo ofício com treinamentos específicos. Afinal todo cuidado é pouco para o bom atendimento do cliente.
O empresário André Gomes de Almeida, da Hunter by Beagle, conseguir contratar Felipe Antônio Sanches de Freitas, 20 anos, e ainda está a procura de mais dois temporários para atender a demanda de vendas. ''Final de ano o movimento sempre aumenta e deixar para contratar em cima da hora não é bom. O novo funcionário deve ter um tempo para se familiarizar com o produto que irá vender'', explica. As outras contratações, conforme o empresário, devem acontecer até a primeira quinzena de novembro.
Felipe está rindo à toa. Ele trabalhava como auxiliar administrativo em um escritório de advocacia, porém estava cansado de lidar com papéis. ''Queria trabalhar com o que gosto, que é moda. Estou muito feliz em poder ajudar as pessoas a se vestirem melhor e torcendo para que as vendas sejam ótimas e eu tenha um Natal gordo'', diz ele. A contratação de Felipe aconteceu pela indicação de um amigo. ''Fiz um teste e gostaram do meu trabalho. Comecei como temporário e fui efetivado. Vai ser bom entrar 2011 com um emprego fixo.''
Outra situação semelhante ocorre nas lojas Usaflex. A gerência contratou duas vendedoras em cárater efetivo: Mônica Rafaela Barreto Balestra e Gislaine Leite Galvão de Souza. As moças já estão trabalhando há três meses e o motivo de tanta antecedência foi o treinamento oferecido a ambas, prezando o bom atendimento dos clientes.
''Se contratamos em cima da hora não temos tempo de ensinar o vendedor sobre as características essenciais que cada sapato tem, a diferença das palmilhas e qual será o tipo que se adequa melhor a cada espécie de pé. Contratando com antecedência podemos treinar bem para atender bem'', explica Josiane Calazans, gerente da loja Usaflex.
Mônica estava a procura de um novo emprego há tempos. E o que mais a frustrava era que na hora de entregar o currículo os empregadores pediam experiência e ela não tinha, e também não tinha a oportunidade de mostrar seu potencial. ''Os empresários querem ter profissionais competentes, porém não investem em treinamentos e isso é frustrante. Você acaba sentindo-se inútil porque não tem a chance de demonstrar o que é capaz de fazer. Hoje me sinto feliz, com uma sensação de segurança e estabilidade. Ter passado por esse período de treinamento foi ótimo. Aprendemos a conhecer de perto o produto e podemos atender o cliente com mais eficiência'', relata.
O grupo Mocassim Calçados, que compreende nove lojas em Londrina e região, irá contratar 12 funcionários temporários para atender a demanda de vendas da rede. Os contratados iniciam o trabalho no começo de novembro. ''A princípio os funcionários serão contratados por dois meses, com possibilidade de efetivação após serem avaliados nos quesitos comprometimento, desempenho no atendimento, produtividade e relacionamento interpessoal'', explica Carolina da Costa Bacaroglo, responsável pelo Recursos Humanos da empresa. Segundo ela, no mínimo quatro dessas pessoas serão efetivadas.


