Mão na massa: proposta para integrar gerentes
Mão na massa: proposta para integrar gerentes | Foto: Divulgação/Anne Rocha

Pensar na saúde financeira da empresa, na qualidade de vida de seus colaboradores, assim como nos resultados e metas alcançados é parte da rotina do universo corporativo. A globalização incentiva a atualização, a competitividade motiva e o anseio de crescimento é comum em diferentes setores.

Mão na massa: proposta para integrar gerentes
Mão na massa: proposta para integrar gerentes | Foto: Divulgação/Anne Rocha

Pensar nas pessoas, na produtividade e na qualidade do trabalho de cada colaborador é também salutar e uma ferramenta de endomarketing importante, que faz o empregado, independentemente de sua função, sentir que é valorizado e seu desempenho, mais que um número, é observado de modo humanizado pelo empregador.

Cursos para aprimoramento e desenvolvimento do trabalhador são objetivos de empresas sérias e comprometidas e muitas já reconhecem que além da sala de aula, de uma palestra online ou a presença de profissionais bem sucedidos e seus cases de sucesso, há mais que isso para investir em equipes.

De fora para dentro é a proposta de dinâmicas que tiram o profissional de sua mesa e promovem experiências em ambientes externos de forma a colocar cada trabalhador diante de situações desafiadoras e que podem ser transferidas para o escritório.

Jean Moraes: "É possível criar atividades que priorizem gestão do tempo, produtividade,  tomada de decisão e capacidade de negociação"
Jean Moraes: "É possível criar atividades que priorizem gestão do tempo, produtividade, tomada de decisão e capacidade de negociação" | Foto: Walkiria Vieira

A importância do trabalho em equipe pode ser observada quando dois grupos precisam encher galões de água de 50 litros. A bordo de um barco, eles içam o barril, o trazem com água e precisam, juntos, manter os furos tampados. Vence o grupo que tiver mais água em seu equipamento. Esse é só um exemplo de como o trabalho em equipe é essencial para o sucesso de um trabalho.

Docente da Universidade Estadual de Londrina, Jean Cléverson Moraes possui reconhecida experiência na área de outdoor trainning e concorda com os resultados que as atividades planejadas podem proporcionar - desde que feitas em conjunto com um processo de desenvolvimento e não uma atividade isolada. Moraes considera que depende muito do objetivo da empresa. "Existem atividades individuais e as atividades em grupo, porém todas são de acordo com o briefing dado pela empresa." E complementa: "É um trabalho realizado em parceria com o departamento de Recursos Humanos da empresa e a todo momento os participantes estão sendo avaliados - além de toda atividade ter um feedback", esclarece.

Entre os benefícios que ações programadas para colaboradores ao ar livre podem trazer para toda a empresa destaca: gestão do tempo, produtividade, tomada de decisão e capacidade de negociação são benefícios da prática". Doutor em Educação Física, o expert esclarece que os treinamentos empresariais saíram do ambiente corporativo e ganharam espaço ao ar livre com práticas lúdicas e desafios para aumentar a produtividade e cooperação entre os funcionários. "Os resultados dos treinamentos ao ar livre para colaboradores incluem melhoria do ambiente profissional, construção de relacionamentos profissionais positivos, fortalecimento dos laços de trabalho em equipe, criação de novas estratégias com a equipe e objetivos em conjunto, além de melhora na qualidade de vida, avaliação de desempenho pessoal, permitindo que os próprios colaboradores enxerguem seu papel no resultado final", esmiúça.

Moraes considera que é uma decisão assertiva a da empresa que busca alternativas para melhorar o rendimento de seus profissionais. "Sim, pois o denominado TEAL - Treinamento Experiencial ao Ar Livre - é um treinamento empresarial que há mais de 20 anos já é aplicado no Brasil e tem como principais objetivos ensinar e incentivar profissionais de diversas áreas, por meio de dinâmicas de treinamento ao ar livre a superarem desafios e alcançarem metas com o trabalho em equipe".

A prática, de acordo com o professor Jean Moraes serve para todas as áreas. "O objetivo do TEAL é estimular o desenvolvimento de atributos comportamentais como empatia, trabalho em equipe e criatividade." E enfatiza: " O sucesso profissional dos envolvidos neste treinamento torna-se mais eficaz se o gestor entender que o seu principal propósito é promover a integração e o relacionamento da equipe e a partir dos objetivos traçados você poderá criar dinâmicas que ajudem você a alcançá-los", sustenta Moraes.

Da base ao topo

Recentemente, perto de 15% com a vacinação completa, a presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli, conta que para marcar com otimismo a retomada e celebrar que todos estão bem e comemorar as conquistas do time, a empresa reuniu os gerentes participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial e da Academia de Vendas. No encontro, prepararam juntos receitas usando alguns dos principais produtos fabricados pela empresa. Ao todo, 15 profissionais participaram.

A iniciativa de promover uma aula de culinária exclusiva marcou também a retomada de atividades das aulas e cursos da Menu Gastronomia, em Londrina, depois de meses de pausa pela pandemia. “Foi uma experiência incrível e totalmente mão na massa, pois cada participante recebeu um avental e uma apostila completa com as receitas da aula. Aproveitamos a oportunidade para entregar também a apostila de trabalho com as principais perguntas do método Spin Selling formatada pela equipe no decorrer dos treinamentos da nossa Academia de Vendas, com objetivo de auxiliar os representantes na abordagem e solução de problemas com clientes”, explica Venturelli. “ Investimos em formação, treinamento, capacitação e também `colocando a mão na massa´ como uma forma de atender e antecipar as novas necessidades de nossos consumidores. Cozinhar faz, sim, parte do nosso negócio”, finaliza Venturelli.

Outra ação realizada pela empresa foram expedições ao Pico Agudo. Uma delas foi para firmar o lançamento do reposicionamento da marca e levar no alto a bandeira com a nova identidade. “A atividade requer determinação, foco, superação, liderança, coragem para vencer os desafios, pois juntos, vivenciamos tudo isso e a equipe ficou ainda mais forte e coesa”, avalia Venturelli. Para cumprir o percurso com segurança, nas duas expedições já realizadas, o Moinho contratou uma assessoria especializada nesse tipo de percurso e ofereceu um treinamento prévio de preparação e condicionamento físico.

Não se trata de um passatempo

Imagem ilustrativa da imagem Treinamento vivencial  promove transformações no trabalho

De acordo com o Consultor Empresarial Wellington Moreira, da Caput Consultoria e Treinamento e colunista da Folha de Londrina, esse tipo de treinamento não é novidade, mas não deve ser confundido com uma brincadeira ou simples passatempo. Há 16 anos aplicando treinamentos desse nível de comprometimento, Moreira reforça que ações ao ar livre permitem que as pessoas se conectem com sua essência e, por meio das técnicas utilizadas e metodologia, o treinamento vivencial ou experiencial traz resultados.

Mais uma vez, de dentro para fora, uma atividade outdoor planejada e embasada torna o trabalho em um escritório - ou home office - mais produtivo e alinhado. "Ninguém é obrigado a fazer nada e nem sempre a prática se relaciona a esportes de aventura. Uma dinâmica a céu aberto também funciona dentro de uma proposta de desenvolver competências e habilidade", sinaliza Moreira. "Tem que existir devolutiva, relacionar as ações externas com o dia-a-dia de trabalho e transferir o aprendizado para o cotidiano", ratifica o consultor.