Com objetivo de oferecer novas soluções à indústria da construção civil no Paraná, e capacitar profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), o Sistema Fiep lança o programa de Residência em BIM (Building Information Modeling). A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no Brasil, sendo grande aliada na elaboração de projetos para construção, por oferecer uma simulação do ambiente construído, aliada à simulação de custo, cronograma de execução, entre outras possibilidades.

Segundo a assessoria da Fiep, o programa terá duração de 8 a 24 meses, período no qual os oito residentes selecionados vão desenvolver projetos para oito empresas parceiras utilizando a tecnologia BIM. Os estudantes terão bolsa de estudos mensal e, ao final do curso, receberão certificado de especialização pela Faculdade da Indústria.

Este é o segundo programa de residência lançado pelo Sistema Fiep. O primeiro deles teve início em outubro do ano passado, no HUB de Inteligência Artificial Senai. “Por meio desses programas conseguimos atender a duas demandas importantes da indústria atualmente, primeiro com a Inteligência Artificial e, agora, com a tecnologia BIM. Desta forma, seguimos de maneira firme com o nosso propósito de dar todo o apoio às indústrias paranaenses”, comenta Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

No caso do BIM especificamente, apesar de a tecnologia já ser utilizada no Brasil há algum tempo, ainda existe uma dificuldade em encontrar profissionais que estejam amplamente capacitados para aplicá-la em sua totalidade. “Entendemos que o BIM está apoiado em três pilares: tecnologias, processos e pessoas. O primeiro já é atendido por uma grande gama de softwares e ferramentas disponíveis no mercado para aquisição; para o segundo, conseguimos oferecer suporte por meio de consultorias personalizadas. No entanto, ainda sentíamos que a indústria da construção civil estava sofrendo muito para desenvolver o terceiro pilar: pessoas. Tivemos vários relatos da dificuldade de os profissionais desenvolverem a tecnologia internamente apenas com conhecimentos teóricos. Foi então que surgiu a ideia do programa de Residência em BIM, com o qual podemos apoiar o setor, tanto no pilar de processos, quanto no desenvolvimento de profissionais, a fim de melhorar a eficiência e a produtividade das indústrias”, explica Letícia da Costa Gonçalves, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.

.
. | Foto: iStock

Como vai funcionar a residência

O programa de Residência BIM é voltado tanto para construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos, quanto para profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e prevê atividades teóricas e práticas, com aplicação nas Empresas Parceiras, de acordo com as demandas propostas por elas, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia.

Podem participar startups, micros, pequenas e médias empresas privadas do setor da Construção Civil, com diferentes níveis de maturidade com relação à adoção da tecnologia BIM. A carga horária para os residentes é de 40 horas semanais - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h -, e os estudantes selecionados vão receber bolsa de estudos mensal, além de certificado de especialização pelas Faculdades da Indústria. A metodologia de trabalho permite realizar provas de conceito da aplicação da tecnologia de maneira adaptada à realidade da empresa.

O período para avaliação das empresas que gostariam de aderir ao programa como patrocinadoras vai até 7 de agosto, podendo encerrar antes, quando as oito cotas previstas forem preenchidas. Já o processo seletivo para contratação dos bolsistas residentes será realizado entre os dias 10 e 21 de agosto, por meio de captação e triagem de currículos na primeira semana e entrevistas na segunda semana. Desta forma, o início das atividades está previsto para o dia 1º de setembro. A primeira turma da residência ficará alocada em Londrina, norte do Paraná, contando com apoio do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e consultores de Curitiba, por meio de aulas por videoconferência.

O edital completo da Residência BIM está disponível neste site